terça-feira, 7 de setembro de 2010

Termómetros começam a baixar e chuva é esperada em todo o País

Segundo o Instituto de Meteorologia, primeiro dia do 'Outono Climático' irá facilitar vida dos bombeiros no combate aos fogos.
As temperaturas começam a baixar a partir de hoje, dia em que o Instituto de Meteorologia (IM) prevê que a chuva esteja de regresso a todo o País. Um tempo de Outono que tem vindo a reduzir a intensidade dos fogos florestais.
O primeiro dia do "Outono Climático" fica marcado por "uma depressão sobre as ilhas britânicas, que não consegue evoluir e com possibilidades de afectar o território nacional até quinta-feira", avisam os especialistas do site meteoiberia. O tempo de chuva "irá afectar mais o interior Norte e Centro podendo melhorar a partir de sexta-feira".
As previsões do Instituto de Meteorologia confirmam a análise, já que prevêem para os próximos dias "períodos de chuva ou aguaceiros, e descida da temperatura, em especial da máxima nas regiões do interior". Também para o Sul, onde ainda existem muitas pessoas de férias, está prevista a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e descida de temperatura".
Um tempo que vem ajudar os bombeiros no combate às chamas e que já se começou a fazer sentir. No domingo, a Protecção Civil registou 170 ocorrências, mas ontem, até às 19.00, apenas estavam registadas 75, o que confirma o abrandamento dos fogos florestais. Mas, apesar das condições meteorológicas favoráveis em Setembro, a Protecção Civil registou já 807 incêndios, a que corresponde uma área ardida de 6561 hectares de acordo com os números do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS). Só em Boticas, Vila Real, o fogo da última quarta-feira consumiu 4692 hectares de floresta e mato.


Fonte: DN