quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Maioria das casas já tem tecto novo

A rajada de vento de 123 quilómetros/hora, registada às 14.47 horas do dia 7, atingiu 20 quilómetros do concelho de Ferreira do Zêzere. Mais de duas centenas de casas ficaram danificadas mas, oito dias depois, a maioria tem já um telhado novo.

"Tentámos que as pessoas optassem por colocar nas suas casas telhados novos, em vez de optarem por situações provisórias, como os plásticos" disse ao JN o presidente da Câmara, enaltecendo a solidariedade de muitas empresas que ofereceram telhas para as habitações de pessoas mais carenciadas.

Segundo Jacinto Lopes a maioria das habitações tem os telhados restaurados, faltando agora "pagar as telhas". "As pessoas que tiveram possibilidades trataram logo desse assunto, as que não tiveram, a telha foi colocada e agora vamos ver como serão feitos os pagamentos" disse o autarca, esclarecendo as assistentes sociais têm identificados os casos das famílias com dificuldades económicas. Há apenas uma casa que foi demolida, no centro da vila de Ferreira do Zêzere, "por não oferecer segurança".

Jacinto Lopes enalteceu "a solidariedade" das pessoas do concelho e de várias regiões do país, que permitiram que a recuperação "avançasse de forma mais rápida". Neste concelho a destruição da mancha florestal "é impressionante" disse o autarca, revelando ter percorrido toda a zona afectada e falado com as famílias. E garante que toda acção da Protecção Civil "funcionou".

Isso mesmo reafirmaram ao JN alguns populares de Ferreira do Zêzere e das aldeias de Sobral e Igreja Nova. "Os bombeiros e a GNR vieram logo e têm-nos ajudado" revela José Silva, que aguarda agora "qualquer coisinha" para ajudar a pagar os prejuízos da sua habitação, que ficou completamente destelhada. Perdeu ainda muitos pinheiros.

Fonte: JN