terça-feira, 27 de setembro de 2011

«Não aceito qualquer redução nos apoios à protecção civil»

O presidente do Governo Regional afirmou, ontem, que não aceita na Região qualquer redução nos apoios à protecção civil, nem aceita dispensar pessoal que está ao serviço das corporações.

A garantia foi deixada durante a cerimónia comemorativa do 123.º aniversário dos Bombeiros Municipais do Funchal (BMF).

O líder do Executivo madeirense começou por referir que «nós estamos a viver uma época em que parece que a única realidade do mundo é o dinheiro». «Só se fala de dinheiro. A Europa está assim, o Mundo está assim e cada vez mais se esquece a dignidade da pessoa humana», constatou.

Alberto João Jardim sublinhou que «nós não estamos ao serviço do mundo financeiro». «Nós estamos ao serviço da pessoa humana, da dignidade da pessoa humana. E este serviço de protecção civil que fazem as corporações de bombeiros não se compadece com certas teorias que tudo querem resumir e pôr ao serviço do mundo financeiro», frisou.

Nesse sentido, o governante afirmou que «não aceito na Região Autónoma qualquer redução nos apoios à protecção civil - e temos aí que explorar o melhor possível os apoios europeus». «Eu não aceito qualquer redução nos apoios à protecção civil e muito menos aceito dispensar pessoal que está ao serviço destas corporações», acentuou.

O presidente do Governo Regional assegurou que «assim é que será feito», porque «há coisas com que não se brinca», nomeadamente «a vida das pessoas, os direitos sociais das pessoas e o direito ao bem estar e à qualidade de vida de cada um».

Jardim felicitou ainda os BMF pelo aniversário a agradeceu em nome da população «todo o trabalho que todos vós, individualmente e em colectivo organizado, tendes realizado em prol do bem estar e segurança do povo da Madeira». Felicitou igualmente o presidente da Câmara do Funchal pela «excelente organização que tem marcado a vida dos Bombeiros Municipais».

Continuar a trabalhar com sentido de responsabilidade

O comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal salientou o trabalho que ao longo destes 123 anos tem vindo a ser desenvolvido pela corporação e garantiu que a mesma irá continuar a trabalhar «com sentido de responsabilidade, competência, serenidade e seriedade na palavra, com espírito de solidariedade e determinação».

Nelson Bettencourt enalteceu também o apoio de todas as entidades que, de acordo com o Plano Operacional da cidade do Funchal, «juntamente com esta corporação contribuem para a realização de um trabalho coordenado, eficaz e uma rápida prestação do socorro a toda a população do Funchal». Exemplos disso foram o temporal de 20 de Fevereiro e os incêndios de Agosto de 2010.

Foi ainda recordado o elemento dos BMF falecido no 20 de Fevereiro, bem como um dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, que perdeu a vida num acidente, no passado domingo.

Municipal de Emergência do Funchal

Plano até final do primeiro semestre de 2012

O presidente da Câmara Municipal do Funchal adiantou que a autarquia tem vindo a trabalhar desde Junho de 2009 nos procedimentos conducentes à elaboração de um novo Plano Municipal de Emergência.

Trata-se de um novo plano que, segundo Miguel Albuquerque, se quer já elaborado à luz da mais recente legislação nacional e regional e que contemplará a Carta de Riscos do concelho, documento obrigatório também para a revisão do Plano Director Municipal que actualmente também decorre.

De acordo com o autarca, os trabalhos decorrem a bom ritmo, prevendo-se a conclusão do plano até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

Por outro lado, tendo em conta que os meios financeiros são escassos, o edil referiu que para manter os níveis de investimento nos próximos anos «torna-se imperiosa a diversificação das fontes de financiamento, pelo que apresentamos recentemente uma candidatura a fundos europeus,

através do programa PRODERAM, candidatura esta que perfaz um montante aproximado de três milhões de euros e que foi submetida de forma conjunta pelos BMF e pelo Parque Ecológico do Funchal».

Albuquerque adiantou ainda que a CMF se propõe a renovar a frota de pronto socorros médios das duas corporações do Funchal, bem como a adquirir equipamentos de protecção individual, bombas, motosserras, entre outros. A candidatura integra também a construção de mais reservatórios de rega no Parque Ecológico do Funchal, adaptados para funcionarem como reservas de água para combate a fogos florestais. Destacou ainda os trabalhos de reflorestação que o Executivo está a levar a efeito nas serras de São Roque e Santo António.

Em dia de aniversário, a corporação recebeu um Pronto Socorro Pesado Urbano, no valor de 300 mil euros.

Fonte: Jornal da Madeira