O Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEM) vai funcionar, durante o Carnaval, nos dias 19, 20 e 21, em Luanda, com um corpo clínico de aproximadamente 50 pessoas a serem destacadas na Nova Marginal, distrito da Ingombota. Uma fonte afecta à direcção da instituição disse hoje à Angop que o INEM vai destacar no local médicos, enfermeiros e pessoal de apoio que funcionará em hospitais de campanha e ambulâncias.
De acordo com o responsável, serão tomadas medidas para que em caso de alguma emergência, o transporte de doentes para as unidades hospitalares mais próximas seja célere e segura. Como medida de prevenção, aconselhou a população a ter cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.
Criado em Julho de 2009, o INEM está vocacionado para assegurar operações de salvamento nas praias e prestar especiais cuidados e apoios a necessitados na via pública como feridos em acidentes de viação, a deficientes e idosos. Tem ainda como finalidades, assegurar a elaboração de planos de emergência em caso de catástrofes, em colaboração com as direcções provinciais da Saúde, Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e Cruz Vermelha de Angola (CVA).
Para atender as emergências, o INEM tem a disposição o terminal telefónico 116, através do qual faz o atendimento, triagem e aconselhamento aos cidadãos.
Angop/SOL