quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Incêndios: despesas vão ser pagas aos bombeiros até ao final da semana


As despesas de 8,5 milhões de euros efetuadas pelos bombeiros, durante o período especial de combate a incêndios florestais, serão pagas até ao final da semana, anunciou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Esta informação foi prestada à LBP pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo a Liga, os pagamentos aos bombeiros, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF), incluem os gastos com os combustíveis, no valor de 2,3 milhões de euros, e as despesas extraordinárias, de 6,2 milhões de euros.

A época mais crítica em incêndios florestais concentra-se entre julho e setembro, mas este ano o Governo reforçou até final de outubro o dispositivo de combate a incêndios florestais.

No mesmo pacote estão também incluídos os reembolsos de propinas a bombeiros, no valor de 70 mil euros, e os pagamentos relacionados com a manutenção dos Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Palmela e Viseu, integrados em instalações das respetivas associações de bombeiros, adianta o comunicado da LBP.

A Liga dos Bombeiros Portugueses refere igualmente que a partir de quarta-feira vão ser transferidas para todas as associações os montantes relativos ao Programa Permanente de Cooperação (PPC), em vigor provisoriamente há quase quatro anos e através do qual os bombeiros são financiados pelo desempenho das competências que caberiam ao próprio Estado executar.

Fonte: Jornal i