quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bragança vai ter plano de contingência devido à seca

A partir da próxima semana a câmara de Bragança vai avançar com um plano de contingência para atenuar a falta de reservas de água que se verifica no abastecimento à população. De recordar que a barragem de Serra Serrada, em Montesinho, o principal ponto de armazenamento só já garante água até meados de Novembro.
Para evitar uma possível ruptura e à semelhança do que aconteceu em 2007, a autarquia vai começar a transportar água até à cidade.
“Ou água tratada proveniente da barragem do Azibo, em que está uma estação de tratamento e essa água é transportada para os depósitos da cidade. Esse transporte é muito demorado. Uma cisterna transporta 30 metros cúbicos e estamos a falar de oito mil metros cúbicos de consumo por dia. E as obras no IP4 tornam o transporte ainda mais moroso. Poderemos usar ainda a água da barragem de Gostei, mas tem de ser transportada para a Estação de Tratamento de Água da Serra de Montesinho.”
A autarquia já suspendeu a rega de jardins de forma a canalizar todas as reservas para o abastecimento público.
O vice-presidente Rui Caseiro salienta que este plano obriga a uma complexa operação de logística para a qual existem poucos meios.
“Por um lado, não existem no distrito meios suficientes. A Protecção Civil Nacional também nos disse que não há meios para resolver o problema em situação de catástrofe. Seria precisos 70 camiões, que não temos. O plano de contingência indica-nos para aumentar a capacidade de transporte gradualmente. No início temos seis camiões em transporte 24 horas por dia, recorrendo aos meios que estão na região.”
Para tal vão ser utilizadas auto-tanques de diversas corporações de bombeiros do distrito.
Este plano de contingência foi delineado esta quarta-feira entre e a câmara de Bragança e o presidente do Instituto Nacional da Água que visitou a barragem de Serra Serrada onde verificou que a situação é crítica.
“Confirmo que a situação é crítica porque é comparável a situações no passado que fizeram que houvesse este transporte adicional, como em 2005 e 2007. Mas a verdade é que as condições para fazer o reforço e garantir os caudais mínimos à população, implicam uma logística muito complicada. A situação tem de ser gerida com alguma antecedência para que a cidade não fique sem água por completo.”
Neste momento está a decorrer o quarto estudo de impacto ambiental para a construção da barragem de Veiguinhas.
A câmara de Bragança considera este projecto fundamental para garantir o armazenamento de água no concelho.
O presidente do INAG, Orlando Borges, diz que é urgente encontrar uma solução que garanta estabilidade no futuro.
“Tem que haver uma alternativa à Serra Serrada, que não é suficiente para o abastecimento a Bragança. O Instituto da Água considera que, dentro dos cenários que estão colocados no estudo de impacto ambiental, uma solução deve ser tomada e respeitar as condicionantes ambientais que podem existir. O que dizemos, a não ser que alguém conseguisse justificar que exista outra solução, do ponto de vista da sustentabilidade e económico mais barata, que a solução de Veiguinhas é a solução, dentro das variantes do estudo de impacto ambiental. Aliás, a situação que estamos a viver agora decorre de vários anos sem uma solução final e esperamos que possamos tê-la, dentro de um quadro de normalidade.”

A situação já levou a autarquia a distribuir cartas aos cidadãos a apelar ao racionamento da água.
A população manifesta-se preocupada e diz que já toma medidas de poupança.
“Claro, muito preocupada mesmo, temos de poupar o mais que pudermos”, diz Maria de Lurdes Machado. Já Maria Adelaide Coelho confessa que “já poupava antes deste apelo”. “NA minha opinião era fundamental mais uma barragem, para haver mais reserva durante o Inverno”, defende João Martins. “Sim tenho hábito de poupar água”, conta Maria Amélia Barros, enquanto Maria Freira diz que, por exemplo, não lava a louça com água a correr.
Segundo a autarquia os consumos até têm sido inferiores ao ano passado por esta altura.

Fonte: Brigantia