terça-feira, 18 de outubro de 2011

Calor vai continuar e chuva só depois do dia 23 de outubro


A primeira quinzena de outubro registou temperaturas do ar, em particular da máxima, muito acima do valor médio para época, com aumentos superiores a 5ºC segundo o Instituto de Meteorologia (IM). Outono está mais quente.

Neste período, cerca de 80% das estações - particularmente nas regiões do norte e centro do continente - registaram pelo menos um dia com temperatura máxima do ar igual ou superior a 30ºC (dias quentes) e 35% das estações registaram em todos os dias, durante os primeiros 7 dias de outubro, valores de temperatura máxima do ar igual ou superior àquele valor. regundo dados do Instituto de Meteorologia.

Dados históricos ultrapassados e ondas de calor

Entre os dias 1 e 15 foram ultrapassados os extremos históricos da temperatura máxima para o mês de outubro em algumas estações, nomeadamente Bragança com 30.8ºC no dia 12, Lisboa com 33.9ºC no dia 13, Anadia com 35.8ºC no dia 13, Carrazeda de Ansiães com 29.9ºC no dia12 e Mirandela com 33.9ºC no dia 5 de outubro.

A persistência do tempo quente determinou que durante o mesmo período se tenham registado duas ondas de calor, a primeira com inicio ainda durante o mês de setembro e que se prolongou até 6/ 7 de outubro, que teve uma duração mínima de 6 dias no Montijo, Lavradio e Sines e duração máxima de 12 dias em Alverca e Alcácer do Sal.

A segunda teve início em 9/10 de outubro e ainda só terminou nas estações do Porto, Setúbal e Sines no dia 14.

Ainda não choveu este mês

Na primeira quinzena de outubro não se registou precipitação em todo o território do continente, prolongando um período de ausência de precipitação que se havia iniciado em setembro, mês em que a precipitação no território do continente foi cerca de 65% da média.

Esta situação veio agravar a seca meteorológica no continente, que no final da quinzena atingia todo o território, sendo que 1/3 se encontra já em situação de seca severa e extrema, os níveis mais elevados de severidade deste fenómeno.

Calor continua e chuva só virá depois do dia 23 de outubro

Prevê-se que a situação de tempo quente se mantenha no decorrer da semana, ainda que se espere que a partir da tarde de amanhã, dia 18, a circulação do ar predomine do quadrante oeste, com neblinas ou nevoeiros matinais no litoral norte e centro e que a temperatura possa ter uma descida a partir de quarta-feira, 19.

A partir de dia 23, regista-se uma forte probabilidade para a ocorrência de precipitação em todo o território do continente, também acompanhada de uma tendência para uma descida mais acentuada nas temperaturas (máximas e mínimas).

A persistência do tempo seco e das temperaturas com valores acima da média para esta altura do ano deve-se à situação meteorológica que afetou o território do continente, caracterizada por um anticiclone de bloqueio localizado sobre a Europa Central e que se estendeu a quase toda a Europa Ocidental, desde a Escandinávia ao Mediterrâneo e da Polónia à Península Ibérica, transportando na sua circulação ar muito quente e seco.

Esta situação originou, em Portugal continental, vento em geral fraco de leste e valores baixos da humidade relativa do ar, excetuando os dias 6 e 7, em que o vento soprou moderado do quadrante norte, por vezes forte no litoral e nas terras altas, tendo-se registado temporariamente uma descida da temperatura.

Outono cada vez mais quente

Apesar de nos últimos 6 anos, à exceção de 2010, ter sido observada um aumento da temperatura máxima do ar em outubro, nomeadamente em 2009 com +2.8ºC, dada a grande variabilidade da temperatura deste mês, de ano para ano, não se pode atribuir este aquecimento, por si só, a um efeito da alteração climática.

Recorda-se, contudo, que os vários cenários climáticos em Portugal Continental apontam para uma maior frequência destes episódios e mesmo para uma elevação média da temperatura do ar no outono, acentua o IM.

Também em alguns países do sul da Europa se verificou uma persistência de tempo quente. Tal foi o caso da França onde foram registados records de temperatura nos dias 11 e 12 de outubro com valores acima dos 31ºC.

Fonte: O.A