Está em curso desde o início do dia de ontem, terça-feira, 24 de Janeiro, um exercício da Autoridade Nacional da Proteção Civil que consiste na transferência da sala de comando entre o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
O exercício que termina às 20h00 de hoje, 25 de Janeiro tem como finalidade testar a capacidade operacional do CNOS em caso de catástrofe ou quaisquer problemas que impeçam o funcionamento deste Comando nas suas instalações de Carnaxide.
Na prática, se a estrutura principal da Protecção Civil em Lisboa deixar de ficar operacional por catástrofe ou outro qualquer motivo, o comando nacional de socorro passará a estar concentrado em Almeirim, sendo esta a base de resposta a todas as situações de emergência.
Esta deslocação do Comando Nacional para as instalações de Almeirim foi anunciada por Arnaldo Cruz, durante a cerimónia de assinatura do protocolo para a construção da futura base do grupo de Santarém da Força Especial de Bombeiros em Almeirim.
Fonte: O Almeirinense