sexta-feira, 30 de março de 2012

Liga pede antecipação da Fase Alfa de combate a incêndios

A Liga dos Bombeiros Portugueses pede um reforço imediato dos meios de combate aos incêndios. Desde o início do ano, o número de ocorrências é já quatro vezes superior à média da última década e só na quarta-feira registaram-se mais de 330 fogos. Por isso, o presidente da Liga, Jaime Marta Soares, afirma que é preciso antecipar a Fase Alfa de combate a incêndios.

Toda esta situação está a estrangular as associações de bombeiros. Jaime Soares diz, portanto que “é melhor jogar pelo seguro e antecipar possíveis consequências.”

Desde Janeiro os incêndios já consumiram mais de 15 mil hectares de mato e floresta, segundo um relatório hoje divulgado.

O número revela um aumento muito significativo em relação a qualquer outro ano da última década. 2012, Sozinho representa quase tanto quanto a área ardida nos últimos 10 anos, nos mesmos meses.

De acordo com o relatório, o distrito de Bragança é o mais fustigado, com quase quatro mil hectares ardidos, seguido de Vila Real, da Guarda e de Viana do Castelo.

Fonte: Rádio Elmo