quinta-feira, 17 de maio de 2012

Gratificações pagas a bombeiros passam a ser sujeitas a impostos

O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários concorda que os bombeiros não devem estar isentos de impostos, mas pede a atualização dos valores das gratificações.

As gratificações pagas pelo trabalho prestado pelos bombeiros vão passar a ser sujeitas a IRS por causa das alterações feitas à forma como a Proteção Civil paga aos bombeiros envolvidos no combate às chamas.

Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Voluntários explicou que «corre a ideia» de que a «Autoridade Nacional de Proteção Civil pagaria diretamente ao bombeiro não envolvendo a associação». Rui Silva adiantou ainda que os «bombeiros não devem estar isentos de fazer os descontos que qualquer cidadão faz, mas apelou à atualização do valor pago ao bombeiro, que agora é de 1,7 euros por hora. «Atualizem o valor pago ao bombeiro pelo valor que se paga, em média, a um trabalhador neste país. Não queiramos pagar 1,7 euros aos bombeiros.

Atualizem os valores e os bombeiros não terão problemas em contribuir como contribui qualquer cidadão», explicou. Este repreentante dos bombeiros voluntários explicou que poderá agora estar em causa o reforço para os grandes incêndios. «Está em causa é a Autoridade querer mão de obra barata para depois poder distribuí-los consoante o incêndio.

Isto é que é preciso ficar de uma vez por todas definido», concluiu. Um despacho do Ministério das Finanças garante que os subsídios pagos aos bombeiros a título de compensação pelo tempo perdido não estão sujeitos a IRS.

Fonte: RR