sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tomar – Joaquim Chambel «Puxa Orelhas» à Câmara Municipal

 
Joaquim Chambel, Comandante do Centro de Operações de Socorro do distrito de Santarém, deixou um alerta bem direccionado para os responsáveis políticos do concelho de Tomar face à degradação do parque automóvel dos bombeiros.
 
Por ocasião do aniversário da corporação nabantina, o operacional máximo advertiu que a segurança dos cidadãos tem responsáveis e, nesse sentido, pediu soluções à Câmara Municipal que, como é do domínio público, não compra uma ambulância para os bombeiros desde 2001, sendo que o normal é que haja uma renovação de três em três anos. Joaquim Chambel, que ouviu Manuel Mendes, Comandante da guarnição de Tomar, dizer que não foi possível ajudar no acidente da Sertã por falta de condições das viaturas, disse que «ninguém pode dizer não»... mas também sublinhou «que ninguém faz milagres»: «Ninguém pode dizer que não, por muito difícil que esteja a situação...
 
Este é um princípio que, obrigatoriamente, nos tem de reger. No momento em que alguém diz que não, fica desequilibrado o trabalho dos 28 corpos de bombeiros deste distrito. Mas sejamos claros: ninguém faz milagres.
 
Não são os bombeiros que estão em dificuldades. Não são os bombeiros que estão em crise. É o cidadão, é o património e o ambiente. Sempre que existe uma fragilidade numa estrutura de socorro é o cidadão que está em causa.
 
São os direitos de segurança do cidadão que ficam em causa. E esta segurança tem responsáveis. A nossa legislação é muito clara sobre isso. E quando falamos em protecção e socorro, está perfeitamente definido quem é que são os actores e quem são os responsáveis políticos por garantir a segurança do cidadão.
 
A Câmara, o Comando, os Bombeiros e as instituições têm que encontrar soluções que garantam o mínimo dos mínimos à segurança daqueles que aqui vivem, por um lado, e também à necessidade de manter esta solidariedade entre todas as corporações do distrito».
 
Fonte: radiohertz