quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Frio: 10 distritos em alerta laranja, DGS e Protecção Civil lançam avisos


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou 10 distritos em alerta laranja devido à descida de temperatura que prevê a partir de amanhã, sexta-feira e que se prolongará até dia 07. Também a Direcção-Geral de Saúde e a Protecção Civil lançam avisos e recomendações à população.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Leiria, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga em alerta laranja, o segundo mais grave, devido à persistência do tempo frio. Já os distritos do Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Viseu encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

O Instituto de Meteorologia prevê até sexta-feira acentuada descida da temperatura no Continente, com a máxima a oscilar nesse dia entre os 2C (Guarda) e os 11C (Faro) e a mínima entre os -7C (Bragança) e os 2C (Faro).

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) alerta também para os problemas de saúde que podem ser causados pelo frio, como o enregelamento e a hipotermia pelo que importa lançar avisos para os grupos vulneráveis, como as crianças e idosos. Lembrando que «o frio é também responsável pelo agravamento de doenças, particularmente, cardíacas e respiratórias», a DGS recomenda que a temperatura da casa deve ser mantida entre os 19º e os 22º, mas com o aviso especial de que não devem ser utilizados fogareiros a carvão.

A DGS aconselha também aos familiares, amigos e viszinhos de pessoas isoladas ou sós, que se faça um telefonema ou exista um contacto pelo menos uma vez por dia.

Relativamente à alimentação a DGS aconselha a ingestão de sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, e também, se a saúde o permitir, alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos

Já a Protecção Civil aconselha a que as pessoas evitem estar ao frio durante muito tempo, vistam várias camadas de roupa, protejam a boca e o nariz, usar luvas, chapéu e cachecol, não exercer actividades físicas violentas e ter especial cuidado com aquecimentos a lenha, por causa do monóxido carbono.

Fonte: Jornal Digital