quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Relatório da Liga de Bombeiros é "oportunista"

Os 27 comandantes e adjuntos dos bombeiros algarvios que combateram o grande incêndio de julho na região contestaram hoje o relatório da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) sobre o fogo, que classificam como "oportunista".

 "Como pode este relatório, que consideramos oportunista e com interesses ocultos, pôr em causa o trabalho de quase uma década, que muitas vezes é considerado exemplar pelo resto do país?", questiona o documento, assinado por todos os 27 comandantes e adjuntos que estiveram no terreno durante os quatro dias de incêndio que lavrou nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel. O relatório elaborado pela LBP acerca do incêndio florestal ocorrido nos concelhos de Tavira e S. Brás de Alportel conclui ter havido "falhas graves" na estratégia e coordenação no comando das operações e que "o dispositivo de combate andou sempre atrás do incêndio em vez de se antecipar à sua evolução".

 Sustenta ainda que "não foi feita uma correta identificação das necessidades e o atempado pedido de reforços" e que o método de combate indireto e a mobilização de meios "só se verificou de forma estruturada cerca de 48 horas após o incêndio se ter iniciado". Em resposta, os comandantes e subcomandantes algarvios - todos os que estiveram no teatro de operações entre 18 e 21 de julho - assinalam que o relator, comandante Duarte Caldeira, manifesta "um total desconhecimento da atividade desenvolvida pelos corpos de bombeiros" e um "total desrespeito" pela sua "abnegação e espírito de entreajuda".

 Os comandantes manifestam ainda a sua "perplexidade" pelo facto de os elementos do Posto de Comando Operacional e os profissionais com mais experiência não terem sido ouvidos no âmbito do relatório.

Fonte: DN Portugal