sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dívida da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros diminui

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros conseguiu em 2012 uma amortização da dívida, em cerca de 54 mil euros. Refira-se que em 2011, o passivo da instituição rondava os 252 mil e o balanço do ano transato dita um valor que ronda os 198 mil.

Números apresentados, ontem à noite, em Assembleia Geral para apreciação e votação das contas do ano que terminou. Apesar da descida, Nestor Ochoa, da direção demissionária, diz que ainda há dívidas para saldar.

E a preocupação passa por conseguir dinheiro para os vencimentos da corporação.

Contas Bombeiros 1 “Em 2012, o passivo desceu ligeiramente. Em relação à conta de gerência da nossa direção devemos algum combustível e devemos a alguns funcionários desta causa uma verba que lhe damos mensalmente pela disponibilidade. De resto estão as coisas equilibradas.

Não fazem ideia da ginástica que se tem feito, e chegar ao dia 20 do mês e não haver um cêntimo para pagar a 20 famílias, é muito complicado”, explica. Lembro que desde julho de 2012, a instituição humanitária está sem direção. Entretanto, o então presidente demissionário, José Carlos Dias renunciou ao cargo no passado mês de dezembro, alegando motivos de saúde.

Nestor Ochoa diz que tem conseguido verbas através da cobrança de algumas faturas pendentes, e adotando uma gestão financeira tendo em conta a racionalização de custos.

Contas Bombeiros 2 “Arranjamos verbas na faturação que já tinha sido vencida e não tinha sido cobrada, e conseguimos desbloquear alguma dessa verba. A par de uma gestão financeira em termos de gastos, temos cortado naquilo que é menos necessário para o funcionamento da Associação”, sublinha. A dívida a fornecedores vai a partir deste ano ser paga em prestações mensais.

Em 2012 também se subtrai em dez mil euros. Passa de 192 mil para 182 mil euros. Sem esquecer todo o corpo ativo e o comandante da corporação, Nestor Ochoa deixa uma palavra de apreço pelo contributo de todos.

Contas Bombeiros 3 “Não poderia ser de outra forma. Todos eles merecem a nossa maior consideração, desde o comandante, ao corpo ativo, todos eles têm colaborado”, expressa. O Relatório de Contas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros foi aprovado por unanimidade.

Escrito por Onda Livre