quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Simulacro testa Plano de Emergência Interno do Hospital de Macedo de Cavaleiros


Um incêndio no serviço de internamento do Hospital de Macedo de Cavaleiros testou ontem, o Plano de Emergência, que está ativo e operacional.

Uma simulação onde foram testadas as capacidades de resposta numa situação de catástrofe O alarme soou, mas tratava-se apenas de um teste inserido no Plano de Emergência Interno da ULS Nordeste, que vitimou quatro pessoas por inalação de fumo.

Aida Palas, vogal do Conselho de Administração da ULS, frisa que o objetivo destas ações é testar a capacidade de resposta interna do hospital e prevenir situações reais.

Simulacro 1

“Na situação de incêndio, no serviço de internamento e na sequência disso testar todos os meios existentes para responder a esta situação. Estão operacionais, a funcionar e a resposta por parte dos bombeiros é eficiente e eficaz.”

As capacidades foram testadas a nível interno, com a colaboração das entidades externas, que realizaram os devidos procedimentos de evacuação em casos de catástrofe. Rómulo Pinto, dos bombeiros de Macedo diz que o teste de socorro foi realizado com êxito.

Simulacro 2

“Dois intoxicados foram assistidos pelos bombeiros, foram levados para a triagem. Outros dois seguiram para a urgência de Macedo e mais dois queimados foram evacuados para a Unidade Hospitalar de Bragança. Eu poderei falar da intervenção, correu com bastante êxito. Foi de encontro às nossas expetativas.”

Sete viaturas e 27 soldados da paz participaram neste simulacro que colocou à prova o Plano de Emergência do Hospital de Macedo de Cavaleiros.

Fonte: Rádio Onda Livre