quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bragança testa emergência em neve

O município de Bragança testou hoje o plano municipal de emergência e protecção civil numa situação de neve.

Para tal foi simulado um acidente rodoviário na Avenida das Cantarias, do qual resultou 1 morto, 2 feridos graves, 2 de média gravidade e 5 ligeiros. A ocorrência causou danos em postes de iluminação pública obrigando ao corte de energia naquela zona da cidade.

Neste exercício foi testada a articulação entre os diversos agentes da protecção civil no concelho.“É a primeira vez que fazemos um exercício a esta escala. Já fizemos treinos mais localizados para treinar os bombeiros para determinado tipo de situações.

O hospital também já testou o seu plano operacional, tal como as escolas. Faltava testar uma situação que envolvesse tudo”, refere o presidente da câmara.

Jorge Nunes assegura que o concelho está preparado para responder a todo o tipo de situações.“Neste plano de emergência, o concelho de Bragança está preparado não só para a neve, mas para todas a situações de risco que foram identificadas no âmbito do plano de emergência”, afirma. “Pode ser um acidente com produtos químicos, ou rodoviário de grande escala ou um deslizamento de terrenas. 

O plano está estruturado para responder a essas situações de forma bem objectiva”, acrescenta o autarca. Este simulacro incluiu ainda um acidente com uma viatura de transporte de gás e que teve de ser rebocada pelos bombeiros.

Escrito por Brigantia