quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

“Não se justifica” a saída do Helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros

A permanência do Helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros é inteiramente justificável. A afirmação é do vice-presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno.

De salientar que o meio de emergência aéreo alocado no distrito de Bragança é o que regista o maior número de saídas no país. Segundo dados do INEM, a aeronave fez, desde o início do mês passado, 26 saídas, enquanto o de Lisboa levantou, apenas, 10 vezes.

Neste sentido, Duarte Moreno é imperativo ao afirmar que o Helicóptero do INEM deve continuar sedeado em Macedo e está confiante que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela irá dar um parecer positivo à reivindicação dos autarcas nordestinos.

Duarte Moreno 1 “Tendo em conta os números apresentados, de facto, não se justifica. Nós estivemos sempre na linha da frente de todas as manifestações que surgiram espontaneamente para justificar este serviço e não se justifica agora a saída deste meio da região”, afirma. Confiamos e pensamos que o Tribunal Administrativo nos irá dar proveito à ação principal e manter o helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros, e acredito que o Governo irá recuar nessa matéria, até para bem da população de toda a região transmontana”, realça o vice-presidente.

Duarte Moreno diz que por detrás desta decisão governamental estão apenas medidas economicistas e frisa que os transmontanos não devem tratados como portugueses de segunda.

Duarte Moreno 2 “Considero que sejam medidas economicistas que estejam por detrás destas ações. Somos poucos, mas bons e se pagamos os nossos impostos também temos direitos, como tem Lisboa como quando é financiado o metro, a carris e todos os outros meios de transportes que eles têm. Temos que ter meios para nos poder socorrer, e quantos mais serviços saírem da região, menos pessoas querem ficar por cá e temos que lutar com todas as forças para que o serviço não saia de Macedo”, assegura, Duarte Moreno.

Recordo que o Tribunal de Mirandela está em fase de análise da ação principal que deu entrada no meio judicial como reforço à providência cautelar interposta pelos 12 autarcas do distrito de Bragança. Refira-se ainda que neste momento há apenas um Helicóptero do IENM a operar na região Norte, situado em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre