quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

UE inicia implantação do seu ERC

O Emergence Response Center terá como função coordenar a ajuda humanitária e a acção de protecção civil da União Europeia, em qualquer ponto do planeta.

A Indra vai implementar o European Emergence Response Center da Direcção-Geral de Ajuda Humanitária e Protecção Civil (DG-ECHO) da Comissão Europeia.

O centro estará pronto para entrar em funcionamento a meados de 2013 e terá sede em Bruxelas. A ERC substitui e amplia o actual Monitoring and Information Center como o centro operacional e coordenação dos recursos atribuídos pelos Estados para o chamado Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Esse mecanismo permite à UE para responder a desastres naturais, actos de terrorismo e tecnológicos, acidentes radiológicos ou ambientais que ocorrem em qualquer lugar do mundo, coordenando os recursos disponíveis de cada Estado parceiro.

Actualmente parte deste mecanismo de 32 Estados (os 27 membros da UE, o Liechtenstein, a Noruega, a Islândia, a Croácia e a República da Macedónia).

O novo centro contará com os mais recentes avanços em ferramentas de coordenação, multimédia e exibição de vídeo e gestão de áudio. A sua implantação deverá estabelecer uma ligação mais forte entre os agentes da protecção civil e da ajuda humanitária da Comissão Europeia e os Estados-Membros.

Fonte:computerworld