quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Porque o futuro é de todos nós...


COMUNICADO DE IMPRENSA


Os Bombeiros voluntários são hoje a espinha dorsal, amanhã passam a ser secundários!

O portal bombeiros.pt instituição atenta à comunidade dos bombeiros em Portugal, considera e contrariamente às declarações feitas hoje ao Jornal de Noticias (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1368293), pelos Presidentes da Liga de Bombeiros (LBP) e da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV), que o voluntariado está em decadência. São cada vez menos os que optam por ingressar nas fileiras dos bombeiros voluntários, colocando assim em causa a continuidade das associações mais pequenas, nomadamente as do interior do país, onde existe uma maior população envelhecida carenciada do apoio destas instituições humanitárias, que tantas vezes são a sua única salvação.

Em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Junho do ano passado existiam 467 corpos de bombeiros espalhados pelo continente, Açores e Madeira, e um efectivo de 42.208 bombeiros. Um ano depois a TSF dá conta de que existem em Portugal “Trinta e cinco mil bombeiros, três mil mulheres” noticia que pode ser vista no portal do órgão de comunicação social referido: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1270894

O portal bombeiros.pt e a sua comunidade, estranha a forma passiva como estas instituições defendem os bombeiros voluntários, e não compreende a inércia existente na criação de novos incentivos ao voluntariado. Estas instituições devem fazer uma análise profunda da realidade do interior do país e de algumas zonas urbanas, e só depois fazer comentários como o de “estão a tirar o curso quase três mil novos recrutas que irão aumentar o corpo de voluntários em 12%”. É preciso clarificar onde é que estão estes 3.000 novos voluntários! Nos grandes centros de Lisboa e Porto? Nas estatísticas? E no interior do país, também não faltam voluntários?

O portal bombeiros.pt e a sua comunidade, afirma que em breve os bombeiros voluntários vão deixar de ser a “espinha dorsal” da protecção civil, passando assim a ter um papel secundário, não por serem amadores, (como diz o Sr. Presidente da LBP) mas por estarem a ser substituídos por profissionais que custam aos contribuintes portugueses todos os anos milhares e milhares de euros. A actual conjuntura legislativa que exige dos bombeiros voluntários mais dedicação, (mesmo sendo voluntários obrigados a cumprir 275 horas de serviço) aliado à criação da força especial de bombeiros e dos GIPS da GNR, colocam nitidamente os voluntários nas prateleiras, pelas exigências criadas e pela desmotivação. Por estes motivos, exigimos publicamente ás entidades competentes, que esclareçam todos os bombeiros voluntários do país de qual é afinal o futuro dos bombeiros Portugueses, pois consideramos que é o mínimo que podem fazer por quem durante centenas de anos assegurou voluntariamente a protecção de pessoas e bens deste país. Qual vai ser o futuro dos bombeiros em Portugal?

Consideramos indecoroso e desleal, que a Liga de bombeiros oculte a verdade, no que diz respeito ao futuro dos bombeiros voluntários em Portugal, camuflando a asfixia dos recursos humanos e financeiros das instituições que representa. Não queremos acreditar, que seja a força da política que uma vez mais está a influenciar uma instituição que sempre honrosamente defendeu as associações de bombeiros de Portugal e que ainda há bem pouco tempo defendia um sistema de organização misto, ou seja: o serviço operacional garantido por profissionais em horário diurno e o nocturno constituído por voluntários, agora defende "O voluntariado, que era a primeira resposta, passará para uma resposta complementar à estrutura ...", mesmo admitindo que “apesar de voluntários, aqueles bombeiros "não são amadores" e que "são voluntários por opção, mas profissionais na acção".”

Somos defensores da semi-profissionalização, da criação de corpos de bombeiros mistos (voluntários/profissionais) dentro das associações de bombeiros, e não de estruturas paralelas que estejam sobre alçada do governo da república, que se aproveita o desinteresse dos associados para controlar as associações e por sua vez os bombeiros.
O que pode dizer uma instituição como a Liga de Bombeiros, perante as transformações pelas quais estão a passar os bombeiros portugueses, quando esta, recebe 445.000 mil euros anuais e sujeita à fiscalização da Autoridade Nacional de Protecção Civil e demais entidades competentes do Governo.


Com certeza que depois temos de assistir a títulos de jornais como estes:

- Financiamento a bombeiros agrada a Duarte Caldeira - JN
- Meios para combate a incêndios suficientes até agora, diz Duarte Caldeira – TSF
- Sistema de avaliação dos Bombeiros Voluntários bem recebido, diz Duarte Caldeira – JPN
- Mais três mil novos voluntários na calha, diz Duarte Caldeira – JN


O portal bombeiros.pt e a sua comunidade, está a ponderar criar uma instituição de âmbito nacional, mas, que defenda verdadeiramente a classe dos bombeiros voluntários, pois, entendemos que as instituições existentes devem ter como principal objectivo servir os bombeiros, e não servirem-se deles...



Esta informação é dada conhecer:



- GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA

- MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

- LIDERES DOS PARTIDOS CANDIDATOS À ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

- AUTORIDADE NACIONAL DA PROTECÇÃO CIVIL

- LIGA DE BOMBEIROS PORTUGUESES

- ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

- CORPOS DE BOMBEIROS DO PAÍS

- BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

- ORGÃOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

IN: grupo bombeiros.pt