quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bombeiros de Vila Flor recebem desencarcerador para acudir a acidentes no IP2 e IC5


Duas das viaturas anunciadas há um ano pelo Governador Civil de Bragança para as corporações de bombeiros do distrito devem ser entregues em breve.

É pelo menos a convicção de Jorge Gomes.

Ao todo eram cinco as viaturas anunciadas: uma de desencarceramento e quatro de primeira intervenção para o combate a incêndios, sendo que três delas são ligeiras e a outra de maior porte.

Veículos incluídos num projecto nacional para o qual foi aberto um concurso público pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Mas o procedimento para a aquisição das viaturas de primeira intervenção teve de ser anulado.

O Governador Civil explica que em relação às viaturas de primeira intervenção “o preço mais baixo apresentado ultrapassou o valor base e disponível para aquisição, por isso está a ser repetido o processo de concurso”. Quanto às outras “o processo continuou, foi feita a adjudicação e neste momento as viaturas estão a ser preparadas e a qualquer momento podem estar disponíveis”.

Jorge Gomes salienta que este atraso em nada está relacionado com as dificuldades económicas que o país atravessa. “Não tem rigorosamente nada a ver com isso” garante. “O processo estava todo concluído se não tivessem aparecido aqueles preços que foram propostos, muito acima do valor do concurso” acrescenta.

As duas viaturas que poderão ser entregues em breve destinam-se às corporações de Bragança e Vila Flor.

Os bombeiros da capital de distrito vão receber um veículo pesado de primeira intervenção para o combate a incêndios. “Estavam a precisar e espero que seja entregue brevemente”.

Para Vila Flor vai um desencarcedador. “Faz todo o sentido” considera Jorge Gomes. “Foi com base nas novas estradas que vão cruzar em Vila Flor que decidimos dotar aquela corporação de bombeiros com uma viatura desencarceradora”.

As três viaturas ligeiras de combate a incêndios são para as corporações de Freixo de Espada à Cinta, Izeda e Vinhais.

Escrito por Brigantia