quinta-feira, 10 de junho de 2010

Helicóptero de combate a incêndios ainda não chegou


Só na próxima terça-feira é que deverá entrar em funcionamento o helicóptero de combate a incêndios destacado para a Serra da Nogueira, em Bragança.

Este meio aéreo deveria ter começado a funcionar a 15 de Maio, mas o início da fase Bravo foi adiado para 1 de Junho, altura em que o dispositivo foi activado, à excepção do helicóptero.

O Governador Civil de Bragança justifica este atraso com as condições climatéricas pouco exigentes e que permitem a poupança de recursos financeiros.

“É evidente que com estas condições climatéricas, não tem havido necessidade de colocar os meios no terrenos quando não há condições que obriguem a esse tipo de gastos, isso é isso que está em causa” refere. “é uma questão de contenção de custos e até de uma boa gestão dos dinheiros públicos” realça.

Jorge Gomes salienta que o helicóptero, para já, não está a fazer falta e se for necessário será activado o meio que está estacionado em Santa Comba Dão.

“Nós não temos falta de resposta, o helicóptero faz é uma resposta mais rápida” explica. “Com o tempo que temos tido não se justifica termos um helicóptero para fazer uma intervenção ou outra” refere, acrescentando que “se houver necessidade de um helicóptero há um sempre estacionado em Santa Comba Dão e que actua sempre que é necessário”.

O helicóptero de combate a incêndios que vai ficar estacionado na Serra da Nogueira deverá chegar a 15 de Junho, mas Jorge Gomes admite que essa data ainda pode voltar a ser adiada.

“Se nesse dia estiver a chover e se o tempo continuar assim eu sou da opinião que o helicóptero não deverá vir porque não vem fazer rigorosamente nada e traz custos para todos os cidadãos que são perfeitamente dispensáveis” considera.

A partir de 1 de Julho inicia-se a fase Charlie e nessa altura o distrito deverá contar com dois helicópteros de combate a incêndios: um na Serra da Nogueira e outro na Serra de Bornes.
Escrito por Brigantia