domingo, 27 de junho de 2010

Instituto de Socorros a Náufragos treina salvamento no Azibo


A campanha nacional de segurança nas praias já arrancou na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

Pela primeira vez, a praia da Ribeira recebeu a iniciativa “Verão de Campeão”, da Fundação Vodafone e viu também ser hasteada a bandeira azul.

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) realizou também um simulacro de salvamento.

Toda a praia, marítima ou fluvial, tem muito a ganhar quando se cumprem as regras de segurança.

Por isso, nunca são demais as campanhas de sensibilização.

“Deve haver uma cultura de segurança por parte de quem frequenta estes espaços” defende o comandante do Instituto de Socorros a Náufragos. “A campanha de sensibilização vai desenvolver-se durante todo o período da época balnear e tem como objectivo principal dirigir as regras elementares de segurança ás camadas mais jovens” refere Costa Andrade, salientando que “é impossível ter um nadador-salvador em cada areal”.

Em Macedo estão dois e participaram no simulacro do afogamento, conduzido pelo ISN. “Os nadadores-salvadores socorrem a vítima fazendo todos os procedimentos como se fosse uma situação real” refere.

O autarca de Macedo reconhece que duas bandeiras azuis é um factor bastante positivo para o Azibo, mas a aposta passa sobretudo pela segurança. “A segurança na praia é essencial porque se há algum acidente o trabalho fica prejudicado” afirma Beraldino Pinto.

Fundação Vodafone, Câmara de Macedo, Instituto de Socorros a Náufragos e Instituto da Água, juntos no Azibo por um “Verão de Campeão”, em segurança, no dia em que foram hasteadas as bandeiras azuis e as bandeiras de praia acessível, nas praias da Fraga da Pegada e da Ribeira.

Fonte: CIR