terça-feira, 15 de junho de 2010

Rede de alta tensão põe em causa helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros


O funcionamento nocturno do helicóptero do INEM em Macedo de Cavaleiros pode vir a ficar em causa com a construção de duas linhas de alta e muito alta tensão que a Rede Eléctrica Nacional quer instalar entre a subestação de Macedo de Cavaleiros e a futura subestação de Valpaços.
O projecto já mereceu parecer negativo da Câmara Municipal de Macedo e a oposição socialista apresentou, ontem, em reunião de Câmara, uma proposta que para além de pretender inviabilizar a construção destas linhas, quer também que a subestação seja deslocalizada para fora da cidade.
Com uma extensão de 52 km estas duas linhas de alta e muito alta tensão estão previstas para ligar as subestações de Macedo de Cavaleiros e de Valpaços.
O principal entrave, no ponto de vista da Câmara de Macedo, é o transtorno que a estrutura irá causar ao heliporto local, que actualmente acolhe o helicóptero do INEM.
“A câmara deu duas notas, que gostaria de ter visto contempladas, mas só contemplaram uma. De resto, quanto ao helicóptero, não contemplaram desviar a linha o mais para sul possível. Por isso o nosso parecer é negativo.
Duarte Moreno, o vice-presidente da autarquia de Macedo, lembra que a posição negativa da Câmara não terá grande força, caso as outras entidades consultadas dêem maioritariamente parecer positivo.
“Claro que sabemos que o parecer desfavorável da câmara, não tem qualquer peso, mas é a posição que a câmara toma. Esta linha passa a 150 metros a sul do heliporto, o que nos impediria de voar à noite.”
A oposição considera que há várias consequências negativas e por isso não só concorda com o parecer negativo da Câmara como quer mais.
“A expansão poente está em causa. Põe em causa a operacionalidade do heliporto de Macedo e interfere com a circular e o encontro com o IP2. E sabemos que noutros lugares estas linhas foram postas em causa pelas populações por questões de saúde pública.
Rui Vaz refere ainda que o partido socialista se mostrou contra a continuação da central eléctrica no local onde está, depois da EDP ter saído de Macedo e tendo fechado inclusive a loja que tinha na então vila.
O vereador mantém a opinião.
“Hoje, a substação está no centro urbano da cidade, o que traz penalizações não só ao desenvolvimento urbanístico mas também ambientais.”
A oposição aponta a zona industrial de Macedo como sugestão para futura instalação da subestação da EDP.
Da parte da autarquia, Duarte Moreno não se opõe à saída da subestação do centro da cidade e garante que será uma das futuras negociações da Câmara com a EDP.
Câmara Municipal de Macedo e oposição em sintonia quanto a uma possível saída da subestação de Macedo do centro da cidade e contra a instalação de duas linhas de alta e muito alta tensão no município.
Linhas que ligarão as subestações de Macedo de Cavaleiros e de Valpaços.
Escrito por CIR