segunda-feira, 16 de novembro de 2009

em 2001...

A hora não a sei bem... entre as 3 e as 4 da manhã...Agora o dia, esse sim, sei-o bem tal como muitas imagens, sons e emoções que guardei desse fatídico dia...

13 de Janeiro de 2001, o meu telemóvel tocou as 3/4 da manhã, do lado de lá o operador Acácio Mêlhe ( que hoje já não é Bombeiro) gritou ao telefone: " Rápido para o quartel, acidente no IP4 com um autoca
rro "
Sei que me fardei num àpice e quando parava o meu carro, outros tantos subiam a rua de 4 piscas ligados, entrei na Ambulância e lá fui...lembro-me de a caminho pensar " deve ser só o motorista..." quando cheguei ao local fui rodeado por uma dezena de pessoas aos gritos e cobertas de sangue que me pediam ajuda, peguei no rádio e comuniquei: " Central de Macedo, manda vir tudo que isto é a sério... " Entretanto mais ambulâncias e mais Bombeiros chegavam... à medida que descia para o buraco onde caiu o autocarro, vi cadáveres espalhados pelos pedregulhos...e bem lá no fundo, gente que me pedia socorro...

4 Mortos, cerca de 40 feridos...

E se fosse hoje? o que mudou desde então? estaremos preparados para outra catástrofe assim ou parecida?