

 

O resgate de um pastor alemão que havia caído em um rio mobilizou 50 homens e um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, na última sexta-feira.
O salvamento foi transmitido ao vivo pelas emissoras de TV a cabo em todos os Estados Unidos.
Joe St. Georges, responsável por ter retirado o cão da margem do rio, foi mordido na mão e sofreu uma fratura no polegar.
Mesmo chamado de heróis, os bombeiros foram bastante criticados pelo tamanho da operação.
Mas o capitão Steve Ruda defendeu o resgate, dizendo que "toda forma de vida é importante" e que o salvamento não retirou homens de outras operações nem gasto mais dinheiro do contribuinte americano.
Fonte: BBC Brasil 

| O Programa Operacional Regional do Norte disponibilizou dez milhões de euros para a Protecção Civil, repartidos pelos planos municipais e intermunicipais de emergência, sistemas de georeferênciação e equipamento individuais para bombeiros. O anúncio foi feito depois de uma reunião em Vila Real entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e representantes dos governos civis de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, e Viana do Castelo. Carlos Lage, da CCDR, refere que este investimento é uma “aposta na protecção directa das pessoas, relativamente a incêndios, catástrofes, riscos naturais ou tecnológicos que são situações a que a modernidade nos expõe. Há outros que têm carácter naturais, como os incêndios, mas não é propriamente a vocação do Programa Operacional da Região Norte”. Neste encontro foram ainda anunciados fundos para plataformas de um Sistema de Georeferênciação. Um sistema que já existe no Porto mas que será alargado aos restantes distritos. Um sistema informático onde ficarão referenciados todos os pontos de risco. Na passada semana foram aprovados um conjunto de 20 candidaturas para a elaboração de Planos Municipais e Intermunicipais de Emergência de Riscos Naturais e Tecnológicos, que envolvem 83 concelhos da Região do Norte, garantindo assim a cobertura de toda a região com planos de emergência de riscos. Fonte: RBA ................................................................................................................. A ver vamos como vai ser distribuido o dinheiro e no que vai ser gasto. Esperamos que quem de direito seja um pouco mais ambicioso do que pedir SÓ VLCIs para o Distrito...Esta treta da georeferênciação é que já chateia, pelo que li, já foram gastos um milhão e 300 mil euros e os resultados estão à vista, ou seja, não se vê nada... | 
 Marie-Laurence Jocelyn Lassegue disse à agência noticiosa norte-americana AP que aquele número tem por base a contagem de corpos na capital e áreas periféricas feita pela CNE, uma empresa estatal que tem estado a recolher corpos e a enterrá-los numa vala comum a norte de Port-au-Prince.
Marie-Laurence Jocelyn Lassegue disse à agência noticiosa norte-americana AP que aquele número tem por base a contagem de corpos na capital e áreas periféricas feita pela CNE, uma empresa estatal que tem estado a recolher corpos e a enterrá-los numa vala comum a norte de Port-au-Prince. José Rocha Gonçalves, 51 anos, comerciante, eleito para a Junta de Freguesia de S. Pedro nas eleições autárquicas de 2009 pelo PS, disse hoje que os dois primeiros salários, no valor de 270 euros cada, foram entregues "às igrejas da Freguesia de S. Pedro e de Santa Maria", naquela vila.
José Rocha Gonçalves, 51 anos, comerciante, eleito para a Junta de Freguesia de S. Pedro nas eleições autárquicas de 2009 pelo PS, disse hoje que os dois primeiros salários, no valor de 270 euros cada, foram entregues "às igrejas da Freguesia de S. Pedro e de Santa Maria", naquela vila. Governadores civis da Região Norte reuniram-se com CCDR-N para debater novas estratégias
Governadores civis da Região Norte reuniram-se com CCDR-N para debater novas estratégias O presidente da Liga de Bombeiros, Duarte Caldeira, considera boa a decisão de junção de corporações no mesmo agrupamento, mas reclama os apoios prometidos pelo Estado para estas situações.
O presidente da Liga de Bombeiros, Duarte Caldeira, considera boa a decisão de junção de corporações no mesmo agrupamento, mas reclama os apoios prometidos pelo Estado para estas situações.

 A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu oito medalhas de serviços distintos de prata e ouro a oito elementos dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real que resgataram, em Dezembro, dois militares perdidos na serra do Alvão. Mas quem os encontrou foi um pastor, que conhece cada trilho daquela serra com a palma das suas mãos.
A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu oito medalhas de serviços distintos de prata e ouro a oito elementos dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real que resgataram, em Dezembro, dois militares perdidos na serra do Alvão. Mas quem os encontrou foi um pastor, que conhece cada trilho daquela serra com a palma das suas mãos. O Governo português vai enviar para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com 32 elementos da Protecção Civil para ajudar nas operações de resgate após o sismo que devastou o país.
O Governo português vai enviar para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com 32 elementos da Protecção Civil para ajudar nas operações de resgate após o sismo que devastou o país. Na cidade de Bragança, o telhado de uma casa ficou destruído com a queda de duas árvores.
Na cidade de Bragança, o telhado de uma casa ficou destruído com a queda de duas árvores. 
 O Conselho de Ministro, autorizou a realização de despesa para a disponibilização e locação de meios aéreos à Empresa de Meios Aéreos no montante de mais de 37 milhões de euros, delegando assim no Ministério da Administração Interna (MAI) a competência para a prática de todos os actos necessários dos serviços em causa.
O Conselho de Ministro, autorizou a realização de despesa para a disponibilização e locação de meios aéreos à Empresa de Meios Aéreos no montante de mais de 37 milhões de euros, delegando assim no Ministério da Administração Interna (MAI) a competência para a prática de todos os actos necessários dos serviços em causa. A maioria dos doentes transportados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica não são urgentes. Os técnicos das ambulâncias garantem que transportam de tudo, até pessoas para consultas. A direcção diz que mais vale pecar por excesso, mas vai averiguar.
A maioria dos doentes transportados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica não são urgentes. Os técnicos das ambulâncias garantem que transportam de tudo, até pessoas para consultas. A direcção diz que mais vale pecar por excesso, mas vai averiguar. Vai ser realizada uma reunião de trabalho promovida pelo Ministério de Administração Interna.
Vai ser realizada uma reunião de trabalho promovida pelo Ministério de Administração Interna. O quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor vai entrar em obras de ampliação e remodelação.
O quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor vai entrar em obras de ampliação e remodelação.

Estava previsto começar a funcionar em Janeiro de 2008, mas dois anos depois ainda não há sinal do helicóptero do INEM prometido para Macedo de Cavaleiros.
A Assembleia Municipal está preocupada e teme que este meio de socorro já não venha a ser instalado e enviou uma moção à Ministra da Saúde e ao Governo Civil a pedir explicações sobre a matéria.
A moção foi apresentada pela bancada social-democrata, mas acabou aprovada por unanimidade, com o voto a favor dos 75 presentes.
A data de chegada do helicóptero era Janeiro de 2008, depois do protocolo assinado a 14 de Abril do ano anterior, entre a Câmara de Macedo e o então ministro da Saúde, Correia de Campos.
José Madalena, líder da bancada social-democrata, que apresentou a moção, mostra-se cansado de anúncios e garante que quem está a perder não é só Macedo, mas todo o distrito.
“Manifestámos o nosso protesto por um reiterado atraso. Já lá vão dois anos, sem conhecermos qualquer motivo”, diz, acreditando que “a vontade política do Governo é muito pequena”, sublinha.
A chegada da ambulância SIV a Mirandela e não a Macedo como estava estipulado no protocolo pode ser um mau pronuncio para o não cumprimento total do mesmo, embora José Madalena tenha esperança que a viatura ainda chegue a Macedo.
“Pode ser um mau indício, mas continuamos esperançados que o protocolo seja cumprido na íntegra. Ou seja, um helicóptero sediado em Macedo, com um técnico de ambulância e um enfermeiro. E a tal ambulância para operar nos dias em que o helicóptero esteja impedido de o fazer.”
O líder da bancada do PSD lembra que a proposta partiu do ministério por considerar que o socorro pré-hospitalar da região era deficiente.
Agora, e dois anos depois, os 75 elementos da assembleia municipal de Macedo de Cavaleiros e a população, ainda aguardam por novidades concretas e pelo helicóptero que tarda em chegar.
Esta é já a terceira moção apresentada pela Assembleia Municipal de Macedo, em dois anos, desde a assinatura do protocolo.
Fonte: CIR
 





 
  
ABTD 5 (8%)
ABTM 6 (9%)
ABSC 22 (35%)
VFCI 32 (51%)
VUCI 4 (6%)
VLCI 8 (12%)
VE32 6 (9%)
VTTU 6 (9%)
VTTF 3 (4%)
VTGC 2 (3%)
VTPT 17 (27%)
VCOT 5 (8%)
VSAT 3 (4%)
Votos apurados: 62