quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mais sobre o Heli...


Estava previsto começar a funcionar em Janeiro de 2008, mas dois anos depois ainda não há sinal do helicóptero do INEM prometido para Macedo de Cavaleiros.

A Assembleia Municipal está preocupada e teme que este meio de socorro já não venha a ser instalado e enviou uma moção à Ministra da Saúde e ao Governo Civil a pedir explicações sobre a matéria.

A moção foi apresentada pela bancada social-democrata, mas acabou aprovada por unanimidade, com o voto a favor dos 75 presentes.

A data de chegada do helicóptero era Janeiro de 2008, depois do protocolo assinado a 14 de Abril do ano anterior, entre a Câmara de Macedo e o então ministro da Saúde, Correia de Campos.

José Madalena, líder da bancada social-democrata, que apresentou a moção, mostra-se cansado de anúncios e garante que quem está a perder não é só Macedo, mas todo o distrito.

“Manifestámos o nosso protesto por um reiterado atraso. Já lá vão dois anos, sem conhecermos qualquer motivo”, diz, acreditando que “a vontade política do Governo é muito pequena”, sublinha.

A chegada da ambulância SIV a Mirandela e não a Macedo como estava estipulado no protocolo pode ser um mau pronuncio para o não cumprimento total do mesmo, embora José Madalena tenha esperança que a viatura ainda chegue a Macedo.

“Pode ser um mau indício, mas continuamos esperançados que o protocolo seja cumprido na íntegra. Ou seja, um helicóptero sediado em Macedo, com um técnico de ambulância e um enfermeiro. E a tal ambulância para operar nos dias em que o helicóptero esteja impedido de o fazer.”

O líder da bancada do PSD lembra que a proposta partiu do ministério por considerar que o socorro pré-hospitalar da região era deficiente.

Agora, e dois anos depois, os 75 elementos da assembleia municipal de Macedo de Cavaleiros e a população, ainda aguardam por novidades concretas e pelo helicóptero que tarda em chegar.

Esta é já a terceira moção apresentada pela Assembleia Municipal de Macedo, em dois anos, desde a assinatura do protocolo.


Fonte: CIR