quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Metade dos mortos nas estradas do distrito de Bragança ocorrem no IP4


Em 2009 registaram-se menos seis mortes nas estradas do distrito de Bragança. No entanto, houve mais vítimas no IP4.
Os dados da sinistralidade do último ano foram ontem divulgados através de um relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
No distrito de Bragança, ocorreram 10 mortes, sendo que cinco aconteceram no principal itinerário que atravessa a região.
Em 2008, as estradas do distrito foram mais mortíferas. Nelas perderam a vida 16 pessoas.
Nesse ano, o IP4 registou três mortes, na área do distrito.
O Governador Civil de Bragança manifesta-se satisfeito pelo facto de a mortalidade estar a reduzir nas estradas da região.
“Temos que fazer é a comparação do que tem acontecido no nosso distrito. Se em 2007 tivemos 25 mortos, em 2008 já 16 e em 2009 só dez, temos uma melhoria significativa, não só na diminuição dos mortos. Isto quer dizer que há uma melhoria no comportamento dos condutores. São números que nos animam, apesar de dez mortos ainda ser bastante porque o desejável é não ter nenhum.”
Por outro lado, o IP4 está a tornar-se mais perigoso. 50% da mortalidade rodoviária de 2009, no distrito, registou-se naquele itinerário.
Comparativamente ao ano anterior, houve mais duas vítimas.
Jorge Gomes diz que é para acabar com estes números que é preciso fazer a auto-estrada.
“Uma das razões que levou o primeiro-ministro a lançar a auto-estrada para Bragança é a redução do número de mortos. Mas também entendemos que os comportamentos no IP4 nem sempre são os melhores e o resultado está à vista.”
Em 2009, o distrito de Bragança foi o segundo do país com menos mortos nas estradas, apenas ultrapassado por Portalegre, com nove mortes.

Escrito por Brigantia