sábado, 23 de janeiro de 2010

Presidente de Junta abdica do salário para ajudar instituições da Freguesia

José Rocha Gonçalves, 51 anos, comerciante, eleito para a Junta de Freguesia de S. Pedro nas eleições autárquicas de 2009 pelo PS, disse hoje que os dois primeiros salários, no valor de 270 euros cada, foram entregues "às igrejas da Freguesia de S. Pedro e de Santa Maria", naquela vila.

"O próximo cheque, no mesmo valor, será para os bombeiros voluntários de Celorico da Beira, uma casa que está no meu coração", anunciou o autarca, referindo que já foi bombeiro "durante 18 anos" e que faz parte da fanfarra da corporação "quase há 20 anos".

Garantiu que tenciona abdicar do salário de presidente de Junta "até ao fim do mandato", admitindo apenas recuar na decisão "se acontecer algum azar na família e tenha necessidade desse dinheiro".

Justificou o seu gesto com a necessidade de ajudar a "desenvolver a Freguesia" cujos destinos dirige pela primeira vez.

O autarca recordou que na cerimónia de tomada de posse anunciou logo a decisão aos restantes elementos do executivo, a quem disse: "fui eleito, sou presidente de Junta, mas o dinheiro irá ser canalizado para as igrejas, associações e para outros fins que entender".

José Rocha Gonçalves, que tomou esta atitude em tempo de crise económica, não se mostra preocupado com o dinheiro que não vai parar à sua conta bancária no final de cada mês, apesar de reconhecer que não é "uma pessoa rica".

"Se não fosse presidente de Junta teria que sobreviver na mesma. Como fui eleito, quero desenvolver a Freguesia" que abrange parte da vila de Celorico da Beira, disse.

Também anunciou que é sua intenção ajudar a resolver o problema da falta de água em Aldeia da Serra, localidade rural com cerca de 100 habitantes, que pertence à Freguesia que lidera.

Disse tratar-se de "uma terra carenciada" onde terá que "apostar forte" enquanto autarca.

Contou que, além de corrigir falhas na rede de abastecimento de água, é sua intenção instalar um parque infantil e um mini campo de futebol no recinto da antiga escola primária daquela povoação.

"A Câmara de Celorico da Beira e a Junta de Freguesia de S. Pedro irão contribuir para estas obras mas, se eu puser lá o meu dinheiro e ajudar a fazer as obras, isso também será muito bom", considerou.

Referiu que os habitantes da Freguesia - "até mesmo da parte (política) contrária" - estão a dar-lhe "os parabéns porque consideram a ideia engraçada".

"Estou a cumprir com a minha palavra e pretendo continuar a cumpri-la até ao afinal do mandato", concluiu José Rocha Gonçalves, reconhecendo que foi eleito "para servir o povo".

Fonte: Lusa