terça-feira, 19 de janeiro de 2010

gps??


"O Sistema de GPS de viaturas vai permitir a identificação individual de cada equipa no monitor do computador, saber onde está, o que está a fazer e quem são os elementos que a compõem. Isto permite uma economia de esforços, ou seja, não ter equipas a mais em determinado local e ter os meios necessários onde são precisos”, explicou Melo Gomes, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança."
"Prevenção, protecção e socorro são as palavras de ordem que estão na criação deste projecto que tem o custo de um milhão e 300 mil euros, e que foi alvo de uma candidatura comunitária ao INTERREG III A"
"José Silvano, autarca de Mirandela mostrou-se visivelmente satisfeito com este projecto, salientando que mesmo sem meios o município conseguiu criar um instrumento único no País.

“Somos os pioneiros, não temos meios mas mesmo assim chegamos lá. Organizámos um projecto comunitário e partiu tudo do nosso esforço. É a aplicação do Plano Tecnológico na Protecção Civil, pegámos nas novas tecnologias e na inovação e levámo-las à Protecção Civil para que haja uma melhor prevenção”, afirma o edil.

Contudo, este projecto não se fica por aqui. O objectivo é alargar a área de abrangência pelo menos a todo o distrito, como explica António Branco.

“Há três concelhos envolvidos, mas se houver um incêndio fora dessa área o sistema já não funciona e por isso o objectivo é alargá-lo a nível distrital e se possível nacional.

Só assim pode funcionar na totalidade.

O vice-presidente considera ainda inadmissível que em Portugal se lancem planos de emergência sem se saber primeiro quais são os riscos que há para combater. “Primeiro somos obrigados a fazer os planos de emergência e depois é que saem as metodologias de risco. A Câmara Municipal de Mirandela em conjunto com a de Bragança e a de Macedo de Cavaleiros, pensaram de uma maneira diferente.

Vamos começar nós a fazer aquilo que não temos e começámos exactamente por aquilo que é o planeamento para sabermos os riscos que estamos a assumir, sublinhou. "


Fonte: RBA


Para mim, 2 anos depois, vemos que é mais um projecto falhado para os Bombeiros... como não percebo nada de "prevenção, protecção e socorro" deixo uma pergunta: Será que a aquisição de Equipamento de Protecção Individual segundo a NORMA EUROPEIA EN 469, não teria sido um projecto com mais nexo atendendo à nossa realidade?

Mas continuamos a viver num mundo de ilusões... e eu ficava mesmo, mesmo aborrecido se percebesse alguma coisa de Bombeiros e o que significa a norma europeia EN 469...!
( infelizmente só quero tirar fotografias e escrever blog para me evidenciar...LOL )