segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

10 milhões de euros para a Protecção Civil


O Programa Operacional Regional do Norte disponibilizou dez milhões de euros para a Protecção Civil, repartidos pelos planos municipais e intermunicipais de emergência, sistemas de georeferênciação e equipamento individuais para bombeiros.
O anúncio foi feito depois de uma reunião em Vila Real entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e representantes dos governos civis de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, e Viana do Castelo.

Carlos Lage, da CCDR, refere que este investimento é uma “aposta na protecção directa das pessoas, relativamente a incêndios, catástrofes, riscos naturais ou tecnológicos que são situações a que a modernidade nos expõe. Há outros que têm carácter naturais, como os incêndios, mas não é propriamente a vocação do Programa Operacional da Região Norte”.
Neste encontro foram ainda anunciados fundos para plataformas de um Sistema de Georeferênciação. Um sistema que já existe no Porto mas que será alargado aos restantes distritos.
Um sistema informático onde ficarão referenciados todos os pontos de risco.
Na passada semana foram aprovados um conjunto de 20 candidaturas para a elaboração de Planos Municipais e Intermunicipais de Emergência de Riscos Naturais e Tecnológicos, que envolvem 83 concelhos da Região do Norte, garantindo assim a cobertura de toda a região com planos de emergência de riscos.

Fonte: RBA
.................................................................................................................

A ver vamos como vai ser distribuido o dinheiro e no que vai ser gasto. Esperamos que quem de direito seja um pouco mais ambicioso do que pedir SÓ VLCIs para o Distrito...Esta treta da georeferênciação é que já chateia, pelo que li, já foram gastos um milhão e 300 mil euros e os resultados estão à vista, ou seja, não se vê nada...