quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PORTUGAL ENVIA AVIÃO E 32 ELEMENTOS DA PROTECÇÃO CIVIL

O Governo português vai enviar para o Haiti um avião C-130 da Força Aérea com 32 elementos da Protecção Civil para ajudar nas operações de resgate após o sismo que devastou o país.
'Vamos enviar, espero que ainda hoje [quinta-feira] à tarde, um avião da força aérea, um C-130, com 32 elementos da Protecção Civil habilitados para responder a este tipo de emergência. Chegarão ainda a tempo de dar algum apoio a esta catástrofe humanitária', confirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Gomes Cravinho, em declarações à agência Lusa.
Gomes Cravinho, que se encontra actualmente em Rabat em visita oficial de dois dias, adiantou que a operação foi coordenada entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa e a Protecção Civil.
'Trata-se de um apoio na ordem dos 400 mil euros, o que é muito significativo à nossa escala', disse o secretário de Estado, acrescentando que o envio de técnicos da Protecção Civil é a ajuda mais necessária no momento.
'Esta é a ajuda mais essencial, mais preciosa. Estamos a trabalhar em coordenação com a União Europeia e com as Nações Unidas e neste momento é isto que é preciso. Vamos também equacionar a possibilidade de enviar tendas, rações de combate e mantimentos para esta situação imediata', adiantou.

O secretário de Estado considerou ainda que, além do 'drama humanitário', 'a memória histórica muito forte' dos portugueses relativamente ao terramoto de 1755, é mais uma razão para ser solidário com o que se passa no Haiti.


Fonte: Correio da Manhã