sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Gripe A: Bombeiros já transportaram 700 pessoas

Os bombeiros voluntários transportaram mais de 700 pessoas doentes ou com suspeitas de Gripe A desde que foram autorizados a fazer este tipo de serviço, há cerca de um mês.
Setúbal tem sido o distrito onde os bombeiros têm tido mais trabalho e o Seixal o concelho onde houve mais solicitações de transporte, segundo dados apurados pela Renascença.
Até ao início de Setembro, só o INEM podia fazer transporte de doentes ou suspeitos de terem contraído a Gripe A mas, a partir dessa altura, por decisão da Autoridade Nacional de Protecção Civil, também os bombeiros voluntários passaram a estar envolvidos nesse processo.
A nova fase é justificada pelo aumento significativo de casos que, ainda assim, foi enquadrada por regras bem claras.
Grávidas e crianças com menos de um ano continuam a ser exclusivamente transportadas pelo INEM.
Em caso algum os corpos de bombeiros podem fazer este tipo de transporte por sua iniciativa, ou sem estarem coordenados com uma das seguintes entidades: Centros de Saúde, Serviços de Atendimento da Gripe, Centro de Orientação de Doentes do INEM, ou Comandos Distritais da Protecção Civil.
No primeiro mês em que esta instrução especifica foi aplicada, foram 704 os transportes feitos pelos bombeiros voluntários de todo o país, o que não deixa de ser um número elevado, tendo em conta que o transporte implica sempre um diagnóstico com algum risco.
O maior número de casos foi registado no distrito de Setúbal, com 155 serviços, com particular destaque para o concelho do Seixal com 41 transportes.
Seguem-se os distritos do Porto, com 143 serviços, e de Lisboa com 103. Pelo contrário, no fundo da tabela, desde logo o distrito de Portalegre, onde os bombeiros não fizeram ainda um único transporte, para Coimbra com apenas um registo, e para Leiria com três.

Fonte: RR