segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Sikorsky CH-54 "Skycrane" no Combate Incêndios Florestais

Este helicóptero pesado atinge os 240 km/hora e a sua configuração, baseada num esqueleto onde se encontram os orgão mecânicos e a cabine para a tripulação, deixa espaço para ser acoplado um sem número de opções modulares, que podem ir desde contentores de carga a hospitais de campanha, passando por reservatórios de água.O CH-54 voou pela primeira vez em 1962 e deixou de ser usado pela Força Aérea Americana em 1992, mas numerosos exemplares, sobretudo na versão civil S-64, continuam a ser utilizados devido à sua enorme capacidade de carga, que atinge os 9.000 quilos, e a uma impressionante versatilidade, que lhe permite desempenhar um sem número de missões.O CH-54 inspirou o Mil Mi-10, de fabrico russo, de ainda maiores dimensões, que alia a uma configuração semelhante uma fuselagem que permite transportar até 28 passageiros em opção à carga exterior, e pode transportar até 15.000 quilos de carga, mas o exemplo não foi seguido por modelos mais recentes e o conceito de uma espécie de esqueleto voador parece abandonado.No entanto, mesmo sem um sucessor directo o CH-54 ou S-64, na sua versão de certificação civil, continuam a ser dos helicópteros mais importantes no combate aos fogos em diversos locais do Mundo e a sua acção na Austrália demonstra que mesmo com quase meio século após o projecto, esta aeronave continua extremamente útil e a desempenhar missões de alto grau de dificuldade e de perigo com uma grande eficácia.