quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Início do Ano Hidrológico

O mês de Outubro, caracterizado pela altura do ano em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e em que o período mais chuvoso se inicia, representa o início de um novo ano hidrológico.

Assim, ao iniciar-se o novo ano hidrológico 2009/2010, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

1. Inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais
2. Cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios
3. Instabilização de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo
Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

Sempre que as observações feitas suscitem dúvidas, devem ser comunicadas ao Serviço Municipal de Protecção Civil respectivo, por forma a serem desencadeadas formas de medição de parâmetros e de monitorização dos fenómenos de instabilidade.

No campo das medidas estruturais, recomenda-se que os municípios garantam uma vigilância mais apertada no que concerne à urbanização do espaço territorial sob a sua jurisdição. Além disso, recomenda-se aos Serviços Municipais de Protecção Civil a verificação e a actualização dos respectivos Planos Municipais de Emergência, designadamente os inventários de meios e recursos e as respectivas listas de contactos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil apela à atenção e recomenda a todos os responsáveis para a observância das situações acima descritas, adoptando e divulgando as medidas preventivas necessárias, com vista à mitigação dos riscos descritos e por forma a salvaguardar a protecção dos cidadãos do património e do ambiente.

Fonte: ANPC