quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PRECIPITAÇÃO


Factores condicionantes

Precipitação, instabilização de vertentes e/ou alteração do seu perfil de equilíbrio, edificação em vertentes com solos pouco consolidados, litologia, alterações de nível freático ou escoamento, alterações do coberto vegetal

Acções de prevenção

A precipitação pode aumentar a instabilidade de solos, eliminando o equilíbrio das vertentes.
O aumento da instabilidade de vertentes, em especial junto de aglomerados populacionais, vias rodoviárias e ferroviárias, deve ser observado como medida preventiva de acidentes de movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas, etc.).

O que os municípios podem fazer

No campo das medidas estruturais, é relevante que os municípios garantam uma vigilância mais apertada no que concerne à urbanização do espaço territorial sob a sua jurisdição. Além disso, importa aos Serviços Municipais de Protecção Civil a verificação e a actualização dos respectivos Planos Municipais de Emergência, designadamente os inventários de meios e recursos e as respectivas listas de contactos.

Intervenção dos cidadãos

Os cidadãos devem evitar colocar-se em locais de manifesto perigo, ou naqueles onde exista sinalização a alertar para os perigos relacionados com movimentos de massa.