terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Três acidentes e três feridos nas estradas transmontanas


Três acidentes, dos quais resultaram três feridos, ocorreram esta manhã nos distritos de Bragança e Vila Real por causa da combinação gelo e neve que caiu durante a madrugada na região, disse fonte da Protecção Civil.
Em menos de uma semana, nevou pela segunda vez na região transmontana, afectando a circulação rodoviária em algumas estradas.
Cerca das 08:00, uma viatura dos bombeiros de Bragança despistou-se no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona de Macedo de Cavaleiros, provocando dois feridos graves.
O tenente-coronel Melo Gomes, responsável pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, a viatura transportava idosos da Santa Casa da Misericórdia.
Segundo o responsável, os feridos, um dos quais já teve alta, eram os idosos que estavam a ser transportados pelos bombeiros.
Em Vila Real, a estrada EN15, paralela ao IP4 na zona da serra do Marão, foi o palco de dois despistes, dos quais resultou um ferido ligeiro.
Uma das viaturas que se despistou nesta estrada pertencia ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
Segundo o CDOS, a estrada EN15, paralela ao IP4, permanece encerrada entre Vila Real e Amarante, tal como a EN304, que liga a Campeã a Mondim de Basto.
As autarquias estão a proceder ao espalhamento de sal em algumas estradas que atravessam zonas mais perigosas e com maior acumulação de gelo, como a EN311, entre Salto e Boticas, a EN103, entre Chaves e Valpaços, e a via que liga o alto do Pópulo a Alijó.
Os transportes públicos urbanos de Bragança também foram cancelados hoje devido ao gelo que afectou algumas das artérias da cidade.
Os CDOS de Bragança e Vila Real receberam hoje centenas de chamadas de pedidos de ajuda e de informação sobre as estradas e condições climatéricas.

Fonte: Diário Digital / Lusa