quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Protecção Civil deixa conselhos à população por causa do frio

A vaga de frio que atingiu Portugal no início da semana levou a Protecção Civil do Distrito de Bragança a divulgar um alerta à população sobre a formação de gelo nas estradas e a possibilidade de queda de neve.
“Aquilo que nós aconselhamos é que as pessoas permaneçam em casa o máximo de tempo possível e que só saiam à rua em caso de necessidade extrema” adverte o comandante Melo Gomes, acrescentando que “quem tiver de se deslocar de carro deve redobrar a atenção”.
Para além disso, é conveniente levar correntes de neve, alimentação, água, agasalhos e uma lanterna.
Caso opte por ficar em casa, há também cuidados a ter em conta.
“As pessoas que recorrem às lareiras devem ter muita atenção para não estarem em espaços totalmente fechados deixando que haja circulação de ar” afirma. Por outro lado, diz que “não se deve deixar a lareira acesa sem ninguém em casa e ter um ante-páro para que não saltem as faúlhas”.
Por isso, o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste deixa alguns avisos.
“Sempre que as pessoas tiverem de sair de casa devem ir bem agasalhados, sendo preferível vestir várias peças de roupa finas do que uma só mais grossa” refere Sampaio da Veiga, acrescentando que também é aconselhável “usar luvas e chapéu e o calçado também deve ser quente”.
Também na alimentação é conveniente ter alguma atenção. “Devem ingerir-se muitos líquidos à temperatura normal, de preferência com algum açúcar para dar energia, sendo que a alimentação deve ser rica em calorias para permitir uma maior resistência à diminuição de temperatura no exterior” alerta.

Escrito por Brigantia