sábado, 31 de outubro de 2009

Foto da Semana de 23OUT2009 a 30OUT2009

(Clique na imagem para aumentar)


Esta fotografia foi tirada no dia 25 de Abril de 1993, alguns elementos do Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

Porto vai ter Centro hospitalar do INEM, e Escola Nacional de Emergência médica


“O primeiro Centro de Emergência Médica no país que pretende melhorar a operacionalidade dos meios de socorro pré-hospitalar na região Norte será uma realidade a curto prazo!.

O secretário explicou que as obras para a construção do espaço deverão arrancar no início de 2010 e que deverão estar concluídas até ao final do ano.

“O Centro de Emergência Médica permitirá agrupar meios dispersos que o INEM tem instalado na Área Metropolitana do Porto e melhorar as suas condições de operacionalidade”, salientou o secretário de Estado da Saúde. Este novo espaço,ficará localizado nas traseiras do hospital psiquiátrico Conde Ferreira, reunirá a sede do INEM de Avaliação Regional do Norte, onde está o CODU Norte e um conjunto de meios operacionais, o sistema de apoio logístico do INEM Norte e o heliporto, que está localizado actualmente no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, adiantou.

Haverá uma segunda fase que passará pela criação no Porto de uma escola nacional de emergência médica, que implicará um investimento de oito milhões de euros. No entanto, a criação desta escola ainda está a ser programada e exige o estabelecimento de um acordo entre o INEM e uma ou mais instituições universitárias com quem se estabelecer parcerias. (fonte : Publico)

Não resisti... :)




Não resisti :))))))
Este está da pinta.. :)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mais um jogo dos camaradas suiços

Ta em alemão mas joga-se bem :)
É só escrever o nome e começar a jogar.. divirtam-se
http://www.usfiredept.com/swiss-fire-department-game-25949.html

Mais um filme...

Brindo-vos com mais um filme dos Sapeurs Pompiers de Paris!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

um épico!

Chama-se backdraft e é um épico nos filmes de Bombeiros!
Rodado em 1991, retrata a vida dos Bombeiros de Chicago e as guerras constantes entre os irmãos MacCaffrey, Steven e Brian!
Recomendo a quem tiver a oportunidade de ver!

Esta imagem causa-nos água na boca e quantos de nós já sonhamos em estar nos Bombeiros de Chicago??

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Homenagem


Para quem o conhecia nada preciso de dizer.
Para quem não o conheceu tudo o que eu dissesse não seria o suficiente.
Até Sempre...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A vida é mesmo assim...

Injusta e cruel... Até sempre Veiga... Paz à tua alma!
Esta é a nossa homenagem ao Bombeiro de Freixo de Espada à Cinta Rui Veiga Falecido a 26 de Outubro de 2009, vitima de enfarte agudo do miocárdio...

Para recordar...


Quem não se lembra deste jogo? Eu tinha perdido o link mas encontrei-o na rede :)
Aqui vai divirtam-se:

Este é o meu!!! :)


Espetacular Ró! Tas lá :):):):)

a mim deu-me este...


Realmente o empenho do Rómulo em trazer coisas inovadoras ao Blog dos Bombeiros de Macedo é exemplar!
Explorei a pagina e consegui isto! Afinal sempre podemos sonhar!

És TAS?

Penso que devemos estar todos unidos na prestação de um socorro melhor e mais eficaz!
Se ainda não são sócios da ANTEPH ( Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar ) façam-no para que possamos ser ouvidos!
Obviamente que esta associação representa apenas os elementos com o curso TAS!
Façam a vossa inscrição em:

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

Desenha o teu camião dos Bombeiros


A partir das opções que Rosembauer te propõem.

BOMBEIROS DE IZEDA ENVIAM CARTA DE INDIGNAÇÃO AO CODIS BRAGANÇA

O Comando e a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda, utilizam este meio para demonstrar a V.Ex.cia o motivo da nossa indignação.

Uma ECIN (Equipa de Combate a Incêndios) deste Corpo de Bombeiros foi chamada a intervir no combate a um incêndio que deflagrou na APA (Área de Protecção Ambiental) de Vimioso, na ponte de Algoso, no dia 24/08/2009, onde se encontravam também ECIN's de Vimioso e Sendim.

Durante o combate ao incêndio, foi verificada a necessidade de efectuar um contra-fogo para travar a progressão do fogo. As normas de execução deste tipo de supressão foram todas elas cumpridas e consideradas.

Entretanto, o meio aéreo que se encontrava no local (H17), fez uma descarga para tentar apagar o contra-fogo que estava a ser executado.

De seguida, os elementos do GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro) foram pedir explicações aos bombeiros. Tentaram identificá-los e, de uma forma arrogante e caluniosa, desrespeitaram a farda que envergam, mas, ainda mais grave, desrespeitaram a nossa farda que muito nos honra envergar.

Esta atitude, como se depreende, não foi aceite de ânimo leve pelos nossos homens, e, após várias tentativas de humilhação, falta de cultura, respeito e profissionalismo, os nossos homens retorquiram para os GIPS se dirigirem ao COS (Comandante de Operações de Socorro) do incêndio, para esclarecer eventuais dúvidas e procedimentos.

O Chefe de Equipa GIPS, de imediato, insultou, uma vez mais, os nossos bombeiros, como também o COS do incêndio (2º Comandante de Vimioso), afirmando, e pedimos desculpa pelos termos: «Aquilo não é nenhum Comandante, nem é nada. É uma grande merda, não sabe aquilo que anda a fazer e vocês igual».

A partir desse momento, deram voz de prisão aos nossos bombeiros, ameaçando com palávras do gênero: «Amanhã vão sentar o cú no mocho, não é por terem mais de dez anos de bombeiros que fazem o que lhes apetece», ou seja, que seriam levados a tribunal.

Pelas declarações efectuadas pelos nossos homens, apenas faltou usar a arma que o Chefe de Equipa trazia à cintura, que ainda não conseguimos perceber para que serve.

Na nossa modesta opinião, que andamos no combate a incêndios há já muitos anos, não nos é difícil observar que estes homens não estão preparados para desempenhar a missão que lhes é atribuida, não sendo, por isso, parceiros no combate a incêndios.
Notícia retirada do Jornal dos Bombeiros Voluntários de Izeda " A Sineta"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Foto da Semana de 16OUT a 23OUT2009

(Clique na imagem para aumentar)

Corpo activo dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros e Direcção do ano 1995. Em Paz descansem aqueles que já não estão connosco.

Para quando um spot publicitário assim em Portugal?

Liga dos Bombeiros considera "normal" recondução de Rui Pereira

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou hoje "normal" a recondução de Rui Pereira como ministro da Administração Interna, afirmando que mais importante será conhecer o programa do Governo para o sector.

Contactado pela agência Lusa, Duarte Caldeira afirmou a LBP vê a recondução do ministro "sem preocupação", uma vez que "não houve nenhuma situação que o pudesse pôr em causa".

"O mais importante é o programa para a Administração Interna e para o sector específico da Protecção Civil, que ainda não conhecemos", disse.

Fonte: Visão

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

GPS + BOIS= muito dinheiro que não vem para os Bombeiros

Como já fui acusado várias vezes, e vocês fazem bem questão de o referir, para além de eu não entender nada de Emergência Médica, entendo muito menos de Bombeiros, assim, depois de ouvir na Rádio Onda Livre, tive oportunidade de ler no Blog do amigo Paulo Ferro (www.cbbraganca.blogspot.com) que agora há uma nova teoria de que os bois de raça mirandesa poderão ser úteis na prevenção de incêndios florestais.
Pensei que não estava a ouvir bem e fiquei estupefacto... mais fiquei quando ouvi que cerca de um milhão de euros iam para esta iniciativa provenientes do programa INTERREG...
Que diabos, mas quantos milhões se gastaram do "INTERREG III A" de um tal de programa de GPS que passados dois anos nunca funcionou e ninguém sabe ao certo quando vai funcionar...
Estes milhões, mais o milhão que se vai gastar nos " Bois Bombeiros" não serviriam para fardar devidamente um Bombeiro?
Ainda bem que se compraram uns carritos para alegrar a malta, mas GPS que nunca se usaram e que nunca se vão usar e bois que previnem os incêndios florestais... sinceramente, penso que há muita gente nos Bombeiros que para além de se deixar deslumbrar com coisas demasiado fúteis, não quer saber das reais necessidades dos que de uma forma voluntária dão o seu melhor todos os dias, sujeitamdo-se a passar horas e horas sem comer, sem água e com fardamento que não lhes confere protecção nenhuma...
Como Bombeiro exijo um bocadinho de respeito... mas como não percebo nada de Bombeiros... venham de lá os bois e já agora, os receptores do GPS, podem coloca-los por cima dos chocalhos dos bois!

Parabéns Rock


Não poderia deixar passar esta data em branco, desta vez mais soft para não te pôr a chorar (ehehheheh), que hoje é dia de alegria…Não te esqueças da minha taça de champanhe para brindar ao teu sucesso durante muitos anos. Um abraço enorme deste teu amigo.

A VMIR



Em 1979 circulava em Lisboa um carro do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA). Era uma Volkswagen Golf de caixa automática, branca e com uma faixa alaranjada horizontal em toda a sua largura. No tejadilho, apenas um rotativo. Nela viajavam um médico e equipamento sofisticado e acorria a situações de extrema urgência, quer no domicílio quer no apoio ao transporte de doentes em ambulâncias. Era o embrião da actual Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). Na altura,
VMIR – Viatura Médica de Intervenção Rápida. Funcionava das oito da manhã à meia-noite, por dois turnos. Para além do médico, com formação
na área da emergência médica, tripulava-a também um técnico de ambulância de socorro. Vestiam uma bata branca e comprida, com o símbolo do SNA no peito. Colaboradores antigos contam que, na central onde se recebiam as chamadas de emergência (ainda no tempo do 115) só existiam dois médicos, o que, por vezes, impedia que a viatura saísse.
Em 1981, em Lisboa, nasce o INEM e o Centro de Informação Anti-Venenos (CIAV) e em 1987 o primeiro Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Outubro de 1989 veio formalizar o serviço da viatura. Começou nesse ano, oficialmente, o sistema de “rendez-vous”, uma expressão que significa que a viatura médica vai ao encontro de outro meio de socorro já em direcção a uma unidade de saúde, evitando duas deslocações, prestando-se a assistência a “meio caminho” com vantagem para a vítima. A sua base era no edifício da Avenida Infante D. Pedro, local onde funcionavam o CODU e o CIAV. Operava na cidade de
Lisboa, tendo sido alargada no Verão de 1990 para o eixo Amadora-Cacém. As seguintes viaturas médicas abriram em Cascais e São Francisco Xavier, ambas em 1991. À medida que a abrangência do CODU foi aumentando, as VMIR, e mais tarde VMER, começaram a surgir por todo o país. Hoje existem 39 VMER em todo o território continental e são o resultado de protocolos entre o INEM e os Hospitais com urgências polivalentes ou médico-cirúrgicas que já tenham reunido condições para dispor de uma viatura de emergência. Com efeito, estas são actualmente unidades móveis de suporte avançado de vida, os meios com melhor capacidade técnica e tecnológica de resposta em caso de emergência.
Fonte: Prociv

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Resultados da Votação



A pergunta realizada foi "Concorda com a saida do Baribbi (VFCI01) para os incêndios?"


Resultados:


Sim 27%


Não 75%

o que nos fazemos...



Não interessa como o fazemos, simplesmente... fazemo-lo!!

O SIM ESMAGADOR

A pedido de muitos anónimos que nos acusam de trabalhar apenas para o nosso proveito próprio e por protagonismo, publicamos o SIM esmagador dado pelo Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros numa avaliação solicitada pelo Comando deste CB!

Este SIM de como o Comandante seria ou não competente para Comandar este Corpo de Bombeiros, teve 78 votos e uma maior visibilidade uma vez que apenas 4 Bombeiros votaram Não!

De referir que alguns Bombeiros não concordaram com esta “ avaliação” uma vez que ao abrigo da Lei de Bases de Protecção Civil, o Corpo Activo não é ouvido para a escolha dos elementos de Comando.

Pela nossa parte, resta-nos felicitar o Srº Comandante João Venceslau e o Srº Adjunto de Comando Armando Fernandes.



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Comunicado técnico operacional 67/09


No seguimento do Briefing Técnico Operacional realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e de acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), salienta-se a passagem de um sistema frontal pelo território nacional, a partir do inicio da noite de hoje (19OUT), que irá provocar uma mudança repentina no estado do tempo.
Assim, espera-se para a madrugada e dia de amanhã (20OUT) chuva que poderá ser localmente e pontualmente forte, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, acompanhada de vento forte com rajadas e descida de temperatura, em especial da máxima.


Para 4ª e 5ªFeira (21 e 22OUT) espera-se queda de neve para os pontos mais altos da Serra da Estrela.

O IM prevê emitir aviso meteorológico para precipitação forte nas próximas horas.

EFEITOS EXPECTÁVEIS



A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

a) Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
b) Inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras;
c) Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
d) Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
e) Danos em estruturas montadas ou suspensas.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.


DETERMINAÇÕES OPERACIONAIS

Perante a situação prevista pelo Instituto de Meteorologia, determina-se:

1. Aos Srs. Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS):

a) A observância dos procedimentos operacionais previstos na DON Nº1/2009.
b) A garantia do permanente acompanhamento da situação, tendo em conta as informações a difundir futuramente quanto à possível emissão de avisos por parte do IM ou de alertas por parte do CNOS/ANPC;
c) A divulgação deste comunicado, no seu âmbito, às Autoridades Politicas Distritais e Municipais, aos Oficiais de Ligação das várias entidades e aos SMPC;
d) Divulgação aos órgãos de comunicação locais e/ou regionais, das informações necessárias à população, sobre o desenvolvimento da situação ou das operações e as medidas de prevenção e precaução a serem tomadas.


2. Determina-se ao Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS):

a) A solicitação junto das BHSP a passagem da configuração dos HESAS para BS2 a partir das 192000OUT09 mantendo-se esta configuração 24h/dia até nova determinação;
b) A garantia do permanente acompanhamento e controlo de todas as ocorrências, através do Comandante de Permanência às Operações (CPO) e do Comandante de Assistência ao CNOS (CAS), nomeadamente sobre as áreas historicamente identificadas como mais sensíveis, assim como a imediata informação ao Comandante Operacional Nacional (CONAC) sobre todas as situações operacionais relevantes;
c) A difusão deste comunicado no seu âmbito às Autoridades Politicas, aos Oficiais de Ligação, ao SMPC de Lisboa e a todos os organismos previstos, às Direcções Nacionais da ANPC assim como à assessoria de imprensa do Presidente da ANPC, para divulgação pública.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Sikorsky CH-54 "Skycrane" no Combate Incêndios Florestais

Este helicóptero pesado atinge os 240 km/hora e a sua configuração, baseada num esqueleto onde se encontram os orgão mecânicos e a cabine para a tripulação, deixa espaço para ser acoplado um sem número de opções modulares, que podem ir desde contentores de carga a hospitais de campanha, passando por reservatórios de água.O CH-54 voou pela primeira vez em 1962 e deixou de ser usado pela Força Aérea Americana em 1992, mas numerosos exemplares, sobretudo na versão civil S-64, continuam a ser utilizados devido à sua enorme capacidade de carga, que atinge os 9.000 quilos, e a uma impressionante versatilidade, que lhe permite desempenhar um sem número de missões.O CH-54 inspirou o Mil Mi-10, de fabrico russo, de ainda maiores dimensões, que alia a uma configuração semelhante uma fuselagem que permite transportar até 28 passageiros em opção à carga exterior, e pode transportar até 15.000 quilos de carga, mas o exemplo não foi seguido por modelos mais recentes e o conceito de uma espécie de esqueleto voador parece abandonado.No entanto, mesmo sem um sucessor directo o CH-54 ou S-64, na sua versão de certificação civil, continuam a ser dos helicópteros mais importantes no combate aos fogos em diversos locais do Mundo e a sua acção na Austrália demonstra que mesmo com quase meio século após o projecto, esta aeronave continua extremamente útil e a desempenhar missões de alto grau de dificuldade e de perigo com uma grande eficácia.




Acidentes matam dois caçadores transmontanos

Foi uma manhã trágica para a caça em Trás-os-Montes: dois caçadores morreram vítimas de disparos acidentais. Em Vila Real, faleceu um homem de 63 anos; em Vidago, Chaves, um homem de 34 anos prestes a ser pai.
Domingo, em Trás-os-Montes, principalmente no período da manhã, a caça é rainha, mas são cada vez mais o número de acidentes com armas de fogo que roubam a vida aos praticantes desta modalidade desportiva: só desde Junho contam-se cinco mortes, o que preocupa a Federação de Caçadores e Proprietários (ler texto em baixo).
Ontem, um das tragédias ocorreu na localidade de Vila Verde de Oura, em Vidago, Chaves: José Carlos Salgado, de 34 anos, morreu vítima de um disparo acidental da arma do seu melhor amigo, Agostinho Pesqueira. Tal como acontecia todos os domingos em época de caça, o dia tinha começado cedo para os dois amigos. Pouco depois das 9.30 horas, depois de um deles ter dado uma queda, decidiram pôr fim à jornada e foi nesse momento que o acidente aconteceu.
João e o seu amigo de sempre estavam a guardar as armas, mas quando Agostinho metia a sua espingarda no saco, esta disparou-se e atingiu João na cabeça, junto ao maxilar direito. Em pânico, Agostinho accionou o socorro e de imediato foram para o local os Bombeiros de Vidago, que ainda iniciaram manobras de reanimação, enquanto esperavam a chegada da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Chaves, que se limitou a certificar o óbito.
Além de serem da mesma localidade (Vila Verde de Oura), os dois homens eram amigos de infância e, desde que João regressou de Andorra, onde foi emigrante, tornaram-se inseparáveis. O drama foi ainda maior porque João Salgado, casado, deveria ser pai pela primeira vez ainda este mês.
Sensivelmente à mesma hora, em Nogueira, Vila Real, um disparo acidental vitimou Armando dos Santos, 63 anos, que caçava sozinho numa zona de mato muito acidentada junto à Quinta da Parapomba, na freguesia de Nogueira, no mesmo concelho.
"Todas as hipóteses estão em cima da mesa, mas tudo indica que a arma se tenha disparado acidentalmente", disse, ao JN, o tenente Eduardo Lima, da GNR de Vila Real. O acidente terá ocorrido quando o homem descia uma parede, com o tiro a atingi-lo no abdómen. "O meu tio tinha um grande buraco na barriga e deve ter-se esvaído em sangue", presumiu a sobrinha Angelina Pires, após ter ido apresentar condolências à viúva, Alcina Pires, cuja residência em Penelas se encheu de populares que lamentavam o "dia de azar" do caçador experiente. Os três filhos, emigrados no Luxemburgo e na Suíça, regressaram de imediato à terra.
Fonte: JN

domingo, 18 de outubro de 2009

Lembram-se?


Quantas fardas já tu usas-te companheiro? Bombeiros, Tropa, GNR, SNB, SNBPC, ANPC, INEM, Enfermeiro, Bata da primária, que farda te falta ainda vestir meu Rock? O caminho já vai longo, por terras Del Rei por além mar com farda ou sem ela nunca quebraram o teu espírito. Bem hajas companheiro. Ontem hoje e sempre um exemplo.
Abraço até ao ano 2500…

sábado, 17 de outubro de 2009

Novos desafios?

o recente parque eólico da serra de Bornes, põe-nos novos desafios que ainda não exploramos... mas eles vão surgindo e como toda agente sabe: " é provável que o improvável venha a acontecer..." daí que por vezes, em vez de ficarmos à espera que o improvável aconteça, tenhamos que nos adaptar urgente para o improvável... para além da visivel falta de ABSCs no nosso Corpo de Bombeiros, talvez seja a considerar a aquisição de uma ABSC todo o terreno...


Muito obrigado ao Bombeiro Guillaume Costa pelas fotos!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CDOS Bragança tem preparada primeira intervenção no caso de pandemia de Gripe A

Mais de 130 homens, dez veículos e vários meios técnicos vão ser mobilizados, no caso de se registar uma pandemia de gripe A no distrito de Bragança.Já foi adoptada uma metodologia de prevenção pelo Comando Distrital de Operações de Socorro."Os bombeiros vão ser o braço armado da Protecção Civil", como refere o comandante distrital do CDOS, Melo Gomes.O responsável acredita no entanto que o plano vai conseguir controlar a pandemia, e "a previsão não é chegar ao nível de ruptura".Até ao momento, ainda não houve nenhuma baixa nas corporações do distrito, devido à gripe A, mas Melo Gomes acredita que quando isso acontecer, "haverá recursos suficientes" para substituir os bombeiros.Para o distrito de Bragança, o hospital de referência, para os casos de gripe A que forem diagnosticados, é o de Vila Real.No concelho de Bragança, as pessoas que suspeitem ter o vírus, devem dirigir-se ao médico de família. "E aquelas que não tenham médico de família, como é o caso dos estudantes, devem dirigir-se ao centro de saúde de Santa Maria". O esclarecimento é feito pela enfermeira Milda Fernades, porque durante algum tempo, a linha 24 esteve a dar a informação errada.Protecção Civil e profissionais de saúde planeiam primeira intervenção, numa possível pandemia do vírus H1N1 no distrito de Bragança.Segundo a Direcção Geral de Saúde, a gripe A está em fase de mitigação.

Fonte: RBA

Humor




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Menos meios de combate a incêndios a partir de amanhã

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina hoje, pelo que a partir de sexta-feira os meios no terreno vão ser reduzidos, segundo a Directiva Operacional Nacional. Na fase Delta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), accionada entre 1 e 15 de Outubro, estiveram operacionais cerca de 5400 elementos, 1200 veículos e 19 meios aéreos. A partir de sexta-feira, com a entrada em vigor da fase Echo, os meios operacionais de combate a incêndios vão ser reduzidos, sendo apenas reforçados em caso de necessidade. Segundo a DECIF, integram a fase Echo, que se prolonga até 31 de Dezembro, as "forças de empenhamento permanente" e dois helicópteros. De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), os agentes no terreno para os próximos dois meses e meio são os meios disponíveis nos corpos dos bombeiros, além de fazerem parte das forças de empenhamento permanente o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, a Força Especial de Bombeiros Canarinhos e Equipas de Intervenção Permanente. Em caso de necessidade, e durante a fase Echo, os meios aéreos podem ser reforçados até um máximo de sete e as forças terrestres até ao máximo indicado para a fase Delta (5441 elementos e 1247 veículos). Cerca de 77 mil hectares de floresta e mato arderam até 30 de Setembro, seis vezes mais do que a área ardida no mesmo período de 2008, um aumento que a Protecção Civil atribui essencialmente a factores humanos. Segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais, Portugal foi o terceiro país da União Europeia mais fustigado pelos incêndios florestais em 2009, a seguir à Espanha e à Itália.
Fonte: Lusa / Sol

INEM Macedo de Cavaleiros


Uma amostra da futura Ambulância INEM de Macedo de Cavaleiros para recortar e proceder a sua montagem.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Liga dos Bombeiros quer mais intervenção das juntas para prevenir queimadas

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses apelou hoje a uma intervenção mais activa das juntas de freguesia na prevenção dos fogos florestais, nomeadamente na dissuasão de hábitos ancestrais como as queimadas.
O período crítico de prevenção de incêndios, que começou a 01 de Junho e termina quinta-feira, prevê várias medidas especiais de prevenção, incluindo a proibição de fazer queimadas para renovação de pastagem ou eliminação de restolho.
Duarte Caldeira concorda com o prolongamento do período crítico durante mais 15 dias, à semelhança do que aconteceu em 2008, atendendo às condições climatéricas e às temperaturas "bastante elevadas que potenciam o risco de incêndio", mas duvida que a mensagem esteja a ser assimilada.
"Falta uma mobilização de carácter local, nomeadamente um envolvimento dos órgãos autárquicos mais próximos que são as juntas de freguesia", justificou o responsável da LBP.
Mudar hábitos ancestrais associados ao uso do fogo, como é o caso das queimadas, "é muito mais difícil se não forem estabelecidas redes de confiança", mais próximas da população e com mais capacidade de sensibilização.
Duarte Caldeira sublinhou que, apesar de a fiscalização das forças de segurança "ser indispensável para assegurar o cumprimento da lei", as redes de confiança e a lógica de cidadania são "muito mais eficazes" do que a repressão e as coimas.
Actuar sobre o perfil cultural dos cidadãos "exige um trabalho muito mais continuado", adiantou.
O presidente da LBP considerou que "as freguesias são um órgão autárquico subaproveitado, em especial nas zonas do interior" e que o trabalho a nível local é essencial para diminuir o risco de incêndios: "a ideia não é eliminar estes usos, mas garantir que se façam em melhores condições".
Num balanço da época de incêndios feito no início de Outubro, as autoridades de protecção civil revelaram que, este ano, a área ardida até 30 de Setembro (77 mil hectares) foi seis vezes superior à de 2008.
Quase 70 por cento dos incêndios tiveram origem humana, 30 por cento deveram-se a causas indeterminadas e apenas um por cento a causas naturais.
A negligência foi o principal factor humano associado aos fogos (41 por cento), seguindo-se os incêndios intencionais (28 por cento).

Fonte: Lusa

Aviões Combate Incêndios Florestais

terça-feira, 13 de outubro de 2009

eu gostei!



Diferentes... mas iguais...

Metade das corporações de bombeiros de Bragança já foram "parteiras" em ambulâncias

Bragança, 13 Out (Lusa) - Metade das corporações de bombeiros do distrito de Bragança já foram "parteiras", nos últimos três anos de, pelo menos, sete bebés nascidos em ambulâncias, com o IP4 a predominar como local de nascimento entre as estradas da região.
De acordo com dados obtidos hoje pela Lusa junto dos bombeiros, metade das 14 corporações do Nordeste Transmontano já tiveram a experiência de um parto na estrada, desde o encerramento da Maternidade de Mirandela, em Setembro de 2006.
O ano de 2009 soma já três partos em ambulâncias, dois do quais em apenas uma semana.

Fonte: Lusa