terça-feira, 19 de julho de 2011

Bombeiros vão receber dez milhões de euros para reforço de meios



É considerada a maior operação de apoio dos fundos comunitários à protecção civil na Região do Norte, de acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no valor de dez milhões de euros. Os contratos para reforço de meios nas corporações de Bombeiros do Porto são assinados esta quarta-feira.

O financiamento comunitário de dez milhões de euros, atribuído pelo Programa Operacional Regional do Norte, ON.2 – O Novo Norte, visa “reforçar os meios da protecção civil, o combate a incêndios urbanos, florestais e industriais, e a prevenção dos riscos naturais, ambientais e tecnológicos”, informa o comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O pacote de financiamento, que representa 44 novos investimentos, é, segundo a CCDR-N, a maior operação de apoio dos fundos comunitários à protecção civil na Região do Norte. Nove dos dez milhões de euros são destinados à “aquisição, requalificação ou apetrechamento de veículos de combate a incêndios”, enquanto o milhão de euros que resta “financia equipamentos de neve que contemplam lâminas especiais para limpa-neves e espalhadores de sal” das corporações dos concelhos em que os Invernos são mais rigorosos.

Os contratos do apoio comunitário vão ser assinados esta quarta-feira, pelas 16h00, na sede da CCDR-N, com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, do Presidente da CCDR-N, Carlos Lage, e da Comissão Directiva do ON.2.

Fonte: Público