segunda-feira, 25 de julho de 2011

Viatura especial dos bombeiros leva mensagem ao concelho



Com a presença dos seus órgãos sociais e do seu corpo activo, os Bombeiros Voluntários de Barcelos apresentaram, ao fim da tarde de ontem, no seu quartel, uma viatura destinada a desempenhar uma missão específica, definida pelo presidente da Direcção.
Miguel Coutinho chama-lhe “viatura especial número1”.

Trata-se de uma viatura que vai ter um carácter pedagógico e que foi adaptada para para percorrer as 89 freguesias do concelho. A começar por aquelas em que a corporação de Barcelos dá apoio.
O concelho está dividido em três corporações — Barcelos, Barcelinhos e Viatodos.

“É uma viatura informativa, pedagógica, didáctica, porque vai ter fotografias, trabalhos, uma resenha histórica, folhetos informativos sobre as várias áreas” — explicou o presidente Miguel Coutinho.
“Vai, no fundo, levar a mensagem do corpo activo daquilo que é a importância de algo que hoje está em crise que é o voluntariado” — acrescentou, lembrando que 2011 é Ano Europeu do Voluntariado.

Uma mensagem daquilo que é ser bombeiro, o que faz, no fundo, um corpo de bombeiros.
O outro papel que lhe está destinado é a sua partici pação na campanha de angariação de novos sócios, embora não seja a essência das questões.

A campanha nas freguesias visa também sensibilizar as pessoas para que possam, como associadas, apoiar os bombeiros.
“Eu não lhe queria dar unicamente o cunho de angariação de sócios, porque acho que isso é redutor para aquilo que se pretende com esta viatura” — esclareceu Miguel Coutinho.
“Achamos que é importante este ano sensibilizar as pessoas para a importância da acção que os bombeiros desenvolvem. Isso é talvez o que é mais motivador com esta iniciativa”.
Refira-se que a viatura ontem apresentada já existia. Foi adaptada e reformulada e daí seu apregoado carácter especial.


Novo cartão de associado

Miguel Coutinho revelou ainda que vai lançar um desafio a todos os bombeiros da corporação para que eles possam fazer um testemunho , a constar dentro da viatura, daquilo que é ser especial, ser bombeiro.
Numa base de actualização, foi lançado, também ontem, o cartão de associado, reformulado, com base numa nova imagem que presente na viatura.
O próprio cartão passa a ter um logotipo semelhante ao da viatura.

Fonte: Correio do Minho