quinta-feira, 7 de julho de 2011

Falta de chave atrasou transporte de doente em heli do INEM



Um doente que teve um acidente vascular cerebral (AVC) demorou duas horas a ser transportado num helicóptero do INEM, de Bragança para Vila Real, na noite de 30 de Junho, conta esta quarta-feira o «Jornal de Notícias» (JN).

O aparelho devia aterrar no estádio municipal de Bragança, mas as luzes do recinto estavam todas apagadas e ninguém sabia da chave para lá poder entrar.

O heliporto do hospital de Bragança está em obras, pelo que as aterragens são feitas no estádio municipal da cidade. Mas o aparelho não pôde aterrar no recinto «por inexistência de condições de segurança, dado que não havia iluminação no estádio municipal», declarou fonte do INEM ao JN.

Esse mesmo alerta terá sido dado pelo piloto do helicóptero ao CODU às 00:07. O meio aéreo tinha sido solicitado pelo hospital de Bragança por volta das 23:45.

A câmara de Bragança garante ter entregado a chave do estádio ao hospital e aos bombeiros. Contudo, ela não apareceu quando foi precisa. «Nunca a tivemos», assegurou o comandante da corporação de bombeiros ao JN.

O helicóptero acabaria por aterrar às 00:30 no aeródromo de Bragança. O doente chegou a Vila Real cerca das 02:00. Entretanto, a equipa médica que aguardava o homem de 66 anos em Vila Real já tinha ido embora, por causa da demora.

A família do doente já afirmou que vai pedir explicações ao hospital.

Fonte: IOL