sábado, 27 de março de 2010

CODIS renovação das comissões de serviço em curso


ANPC não “prevê alterações significativas” na estrutura operacional. De três em três anos, repete-se o processo. Nomeados por indicação do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), os comandantes operacionais distritais (CODIS) cessam no próximo dia 23 de Abril as respectivas comissões de serviço.

Com base nas regras definidas, os actuais CODIS já foram informados da sua continuação, ou não, nos cargos da estrutura distrital da ANPC. Questionado sobre eventuais mudanças, o major-general Arnaldo Cruz referiu ao “BP” que o processo administrativo “ainda decorre” e que “não se prevêem alterações significativas”, não especificando, no entanto, quais os casos que poderão ser alvo de ajustes.

No distrito de Coimbra, apurou o “BP” junto de fonte da GNR, o actual CODIS, coronel Martins, chegou a enviar para o responsável máximo da ANPC uma carta na qual informava que “não pretendia ver a sua comissão renovada”, tendo por intenção voltar à Guarda Nacional Republica, de onde é oriundo. Apesar desta missiva, que chegou à ANPC em Janeiro, a mesma fonte confirmou entretanto ao “BP” que o CODIS de Coimbra “voltou com a palavra atrás”. Numa outra carta enviada a Arnaldo Cruz, o responsável distrital fez saber que tinha “repensado” a situação, estando afinal disponível para se manter no cargo.

De referir que as decisões do presidente da Autoridade foram precedidas de auscultação prévia dos 18 governadores civis do Continente.

Fonte: BP