terça-feira, 23 de março de 2010

Cruz Branca recebe formação para intervenção nos Parques Eólicos


A existência de aerogeradores nas serras do Alvão e Marão para a produção de energia eléctrica, implica a existência de novos riscos tecnológicos. Estas infra-estruturas de grande altura têm associados vários riscos, com destaque para os incêndios, explosão...

...electrização/electrocussão e intoxicação e quedas de diferentes níveis. Na perspectiva de uma formação contínua, para responder a estes desafios da tecnologia, oito operacionais dos Bombeiros da Cruz Branca com especialidade em Salvamento em Grande Ângulo receberam formação para facilitar a intervenção nestes gigantescos equipamentos.

Das várias dificuldades, destaca-se o resgate de pessoas a uma altura de 80 metros, pois é a esta altura que os técnicos efectuam as rotinas relativas à manutenção dos aerogeradores num espaço confinado e com acesso restrito pelo interior das torres. Todos os procedimentos e instruções muito específicas foram testados pelos Bombeiros da Cruz Branca no Parque Eólico da Meroicinha, no Alvão.

Também está agendado um simulacro para testar o Plano de Emergência do Parque Eólico. A Cooperação existente entre uma empresa de especialidade, Iberwind e os Bombeiros da Cruz Branca leva à aquisição de novos conhecimentos e a potenciar os bombeiros para uma melhor prestação no socorro.
Fonte: Notícias de Vila Real