sexta-feira, 12 de março de 2010

Portugal gastou 1 M€ na missão de ajuda ao Haiti


Portugal gastou mais de um milhão de euros para enviar uma missão de ajuda ao Haiti na sequência do terramoto de 12 de Janeiro, afirmou hoje o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.
«O investimento que foi feito [para ajudar o Haiti] foi muito grande e ultrapassou um milhão de euros», afirmou o governante à Lusa, à margem de um encontro hoje em Lisboa subordinado ao tema «Haiti: Uma história para contar», organizado pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Grande parte do investimento libertado pelo governo português para a missão de ajuda ao Haiti foi gasto no transporte aéreo, segundo Vasco Franco: «Só o transporte aéreo mobilizado no Haiti durante mais de duas semanas tem um custo muito significativo», afirmou secretário de Estado.

Cinco dias após o terramoto que abalou o Haiti, a equipa portuguesa de ajuda humanitária aterrou no aeroporto da capital haitiana com o objectivo de montar um acampamento para os desalojados, uma decisão que gerou algumas vozes contra que consideravam que a missão portuguesa devia centrar-se na busca e salvamento.

Fonte: Diário Digital