quinta-feira, 18 de março de 2010

Helicópteros a funcionar em Abril


Três novos helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica ( INEM) vão começar a voar a partir de Abril, quase dois anos depois da data inicialmente avançada pelo Governo.

O concurso do INEM previa a colocação de três helicópteros com suporte imediato de vida e tripulação de enfermeiros para Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Ourique. Porém "irão ter valências de suporte avançado de vida (SAV) e serão guarnecidos com médicos que irão operar uma (VMER) que ficará estacionada na mesma base do heli", garantiu ao DN fonte do INEM. "Uma medida que permite que a mesma tripulação disponha de dois meios diferentes" de actuação, adiantou a fonte. Por esclarecer está a localização definitiva dos helis uma vez que em Santa Comba Dão, onde já está colocado um heli da Protecção Civil, estão a decorrer obras para a instalação de "um helicóptero SAV e uma VMER que deverão entrar em funções já no dia 1 de Abril", concluiu a fonte do INEM.

Em Aguiar da Beira, que sempre foi apontada como destino de um helicóptero, a autarquia "está a concluir as obras no heliporto porque quando chegar o heli o Serviço de Atendimento Permanente será encerrado", revelou ao DN fonte oficial da autarquia.

O funcionamento destes helicópteros - destinados às zonas do País onde iam ser encerradas urgências hospitalares - põe fim a um longo processo. Os helis deviam estar a funcionar desde 2009, ano em que foi lançado o primeiro concurso público, cuja conclusão foi contestada por um dos concorrentes, a Heli Bravo, que alegava ter sido "feito à medida" de outra empresa. O concurso acabou por ser anulado e o processo voltou à estaca zero.

Fonte: DN