segunda-feira, 24 de maio de 2010

Faltam ambulâncias 4X4 para socorrer acidentes de tractor


Várias corporações de bombeiros do distrito de Bragança têm falta de ambulâncias de socorro todo o terreno para acudir a acidentes de tractor.

A preocupação foi manifestada pelo comandante de Sendim, em Miranda do Douro, durante um simulacro de acidente a envolver este tipo de máquinas agrícolas.


“É um problema que nós sentimos porque muitas vezes as propriedades são inclinadas e os acessos para chegar lá são complicados” refere José Campos, acrescentando que “nós temos carência de ambulâncias de socorro 4X4, com bons amortecedores porque os caminhos e os acessos são maus”.

Uma situação que o comandante considera “preocupante” porque muitas vezes “são situações de fracturas e o transporte acaba por complicar a recuperação das vítimas”.

A corporação de bombeiros de Sendim testou este fim-de-semana os meios de socorro em quatro situações diferentes: salvamento em acidente de viação e em acidente aquático, incêndio urbano com vítimas e salvamento em grande ângulo.

Exercícios levados a cabo com o objectivo de dar formação aos bombeiros.

“Acima de tudo queremos preparar o pessoal” salienta. “Nós temos uma equipa de regaste e todo o equipamento mas se calhar andamos um ano sem preparação” admite. Por outro lado, diz que “estamos empenhados em dar formação aos técnicos de ambulância de emergência, não só a preparação na parte operacional mas também na emergência pré-hospitalar”.

Os exercícios contaram com a participação de técnicos da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), elementos do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), Sapadores de Gaia e técnicos do INEM de Ovar.

Albertino Ventura, formador da ENB, explica o que se pretendia com o simulacro de acidente que envolveu o tractor agrícola.

“Simulámos vários cenários. Trabalhámos com duas equipas de desencarceramento, estamos as capacidades humanas, dos meios materiais e comunicações” refere. No primeiro exercício “o tractor teve um capotamento total e o motorista ficou debaixo, uma situação que é comum aqui e nós estamos a fazer a analise do tipo de acidentes que podem ocorrer com mais frequência e tentamos simular para que numa situação real toda a gente esteja numa maior simbiose” salienta.

Para além dos bombeiros de Sendim, estes exercícios envolveram ainda mais três corporações do planalto: Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Escrito por Brigantia