sábado, 8 de maio de 2010

Voluntariado jovem para a defesa das florestas inicia a 1 de Junho


Estão abertas as inscrições para o Programa Voluntariado Jovem Para as Florestas 2010. O programa de defesa das florestas irá decorrer entre 1 de Junho e 30 de Setembro.

As associações e interessados individuais que pretendam participar podem inscrever-se na loja Ponto Já do IPJ de Bragança. As inscrições devem ser feitas até 30 dias antes da data prevista para iniciar funções.
Para participar no programa, os jovens têm de ter entre 18 e 30 anos de idade. Também se podem candidatar associações ambientalistas, organizações não governamentais e outras que actuem em áreas abrangidas pelo programa. As actividades desenvolvidas vão desde a vigilância móvel e fixa das florestas e a sensibilização das populações, até à limpeza e manutenção de parques de merendas. A bolsa para despesas dos voluntários é de 12€ por dia e o período de trabalho não pode ultrapassar as cinco horas e trinta minutos diários.
Vítor Pereira, sub-director regional do Instituto Português da Juventude, espera ter mais voluntários do que em 2009, ano em que participaram no programa cerca de 280 jovens. “Ainda não fizemos contas, mas vamos ter mais voluntários. Isso é bom sinal, porque é sinal de que a juventude vai colaborar e vai participar e, também, de que o IPJ está preocupado com um programa que nos diz muito. Defender a nossa floresta e sensibilizar a nossa população para a importância da mesma é muito importante”, afirmou o responsável.
O sub-director regional do IPJ diz a prevenção é essencial. Vítor Pereira acredita que, até mesmo a presença de vigilantes pode dissuadir eventuais incendiários de fazer fogo. “Se nós conseguirmos que as populações tenham mais cuidado nos seus comportamentos para com a floresta e que, efectivamente, os jovens ocupem as florestas, até mesmo um incendiário, sabendo que a floresta está ocupada, pode desistir [da intenção de provocar um incêndio]”, disse o responsável.

Fonte: RBA