sábado, 8 de maio de 2010

PRAIA DA RIBEIRA AZUL


Macedo de Cavaleiros vai hastear, esta época balnear, duas bandeiras azuis. Pelo sétimo ano consecutivo a Praia Fluvial da Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo, conseguiu o galardão e, pela primeira vez, a Praia da Ribeira também terá bandeira azul.

Macedo está duplamente galardoado e é único município do país que tem duas bandeiras azuis em Praias Fluviais. Beraldino Pinto, presidente da Câmara Municipal, congratula-se com a distinção e assinala-o também como uma recompensa do investimento que foi feito nas praias.

“Somos o único município do país que tem duas bandeiras azuis em praias fluviais, e claro que estamos muito satisfeitos com isso. É prova que o investimento que o município está a fazer não passa despercebido à população e à Associação da Bandeira Azul da Europa.”

A Fraga da Pegada recebe o galardão pelo sétimo ano consecutivo, e a Praia da Ribeira fá-lo pela primeira vez. No ano passado não foi possível fazer a candidatura desta segunda praia devido ao calendário das análises, mesmo assim o espaço foi muito procurado. A qualidade estava à vista de todos, diz o autarca, mas agora está mesmo comprovada.

“Aquela praia tem sido um sucesso muito grande na procura. A bandeira azul certifica que não é só aparente a qualidade, mas é também comprovada, atestada.”

Associado às praias e às bandeiras azuis, o autarca espera mais.

“Venham a Macedo pela praia, mas também dinamizem o comércio local, que venham ao longo do ano descobrir outros atractivos, descobrir as rotas, os percursos, que seja uma porta para chamar as pessoas à nossa região”.

Com praias com bandeira azul, sendo um município Eco XXI, e juntando ainda o Geoparque, Beraldino Pinto considera estarem reunidas condições para que o concelho dê um salto turístico e seja cada vez mais visitado.

Desde 2004 galardoada com a bandeira azul, a Praia da Fraga da Pegada é caso único nas praias fluviais a receber seis anos consecutivos esta distinção. Pela primeira vez este ano, a Praia da Ribeira também o recebeu.

Por: Miguel Midões
Fonte: Rádio Onda Livre