terça-feira, 25 de maio de 2010

Idosa sobrevive três noites ao relento no monte


Uma idosa que se encontrava desaparecida desde sábado em Vila Flor, no distrito de Bragança, foi encontrada hoje, ao final da manhã, aparentemente sem problemas de maior, tendo sobrevivido três noites ao relento no monte.
"Estava um pouco fraquinha, mas não estava molhada nem suja de terra", contou à Lusa o sobrinho e afilhado, Luís Mónico, que não esconde a alegria depois de quatro dias de buscas intensas em que a família chegou a temer o pior.

A senhora de 77 anos sofre de Alzheimer e foi encontrada no monte a cerca de "dois três quilómetros da aldeia de Benlhevai, no concelho de Vila Flor, de onde desapareceu de casa sábado à tarde.

Bombeiros, GNR, cães pisteiros, familiares e amigos já tinham batido toda a zona, inclusive o local onde Elvira foi descoberta hoje às 11:30 depois de alguns elementos das equipas de busca terem sido alertados por "uma barulho".

"Estava de pé e juntou gestas para fazer lume, mas não tinha fósforos", segundo o sobrinho/afilhado que ainda não conseguiu perceber como e onde se abrigou ao longo deste quase quatro dias.

Quando chegou junto dos familiares reconheceu "a netinha" e o "afilhado", mas sobre o que se passou disse apenas: "a minha cabeça não está boa".

Consequência da doença, a idosa perde com frequência a noção do local onde se encontra e essa desorientação poderá ter originado o seu desaparecimento.

A mulher foi encaminhada para o hospital de Mirandela, onde se encontra em observação.

Diário Digital / Lusa