sábado, 23 de abril de 2011

Bombeiros Voluntários de Santarém querem prosseguir missão de socorro e aproximar-se da população

A mudança no comando dos Bombeiros Voluntários de Santarém foi assinalada na noite de quinta-feira, no salão nobre do quartel, com a presença do comandante que está de saída Paulo Cardoso, e do comandante nomeado, Paulo Santos.

Com a presença de sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém (AHBVS), dos antigos comandantes Guilherme Isidro, Rui Santos e Jaime Santos, do corpo activo e do vereador da Câmara de Santarém com o pelouro da protecção civil, António Valente, a cerimónia não formal pretendeu ser um momento de união e coesão na casa dos Voluntários de Santarém.

De saída após três anos a comandar os bombeiros, Paulo Cardoso vai liderar a corporação de Rio Maior, terra de onde é natural, numa corporação onde foi ajudante de comando e segundo comandante durante 16 anos. “Ter sido comandante aqui é uma formação positiva. São três anos de trabalho e operações que surgem a cada momento numa cidade maior e com grande grau de dificuldade. Por isso, agradeço a lealdade e união que senti de todos”, comentou Paulo Cardoso.

Depois de dez anos em Alcanede, Paulo Santos assume o comando dos BVS, onde se alistou como bombeiro recruta em 1987. Reconhece que a fasquia da sua missão é colocada alta. “Sinto o peso da responsabilidade numa altura de dificuldades e onde há que cerrar fileiras. Vamos tentar abrir-nos à comunidade, tentar aumentar o número de efectivos, juntar mais pessoas em redor dos bombeiros para que sejam nossas associadas e recrutemos mais jovens”, exemplifica, considerando que o acto de passagem do comando mostra que o processo é feito sem rupturas e dando continuidade a um trabalho feito.

Depois de sessão e no convívio em torno de um Porto de honra, o presidente da AHBVS disse esperar que se mantenha a linha traçada em 1994 de desenvolvimento dos bombeiros, seja a nível de pessoal, de viaturas e de relacionamento com a cidade. “Escolhemos um comandante a tempo inteiro, sabemos da sua capacidade e conversámos sobre os objectivos a cumprir. Sabemos que o Paulo Santos é capaz de fazer, pelo menos, igual ao que contámos com Paulo Cardoso, que vemos partir com pena”, comenta Diamantino Duarte. A direcção da AHBVS quer que a corporação chegue mais perto da população, dando-se a conhecer nas freguesias, e ajudando a gerar mais sócios e receitas.

Fonte: O Mirante